- Outubro 7, 2024
Orquestra Gulbenkian e Xutos & Pontapés cabeças de cartaz no Centro Cultural de Paredes

Programação do novíssimo Centro Cultural Paredes que nasceu no edifício da antiga Adega de Paredes promete ‘matar a sede’ cultural na zona de transição da Área Metropolitana do Porto para a CIM do Tâmega e Sousa.
A Orquestra Gulbenkian vai fazer a inauguração da programação do Centro Cultural de Paredes (CCP). O espetáculo de estreia acontece às 21.30 horas, de 26 de outubro, no grande auditório do CCP. Já a Paredes Arena, com capacidade para 3 mil pessoas, terá o grande teste, a 23 de novembro, com um concerto dos Xutos & Pontapés. O pequeno auditório, com capacidade para 300 pessoas em pé, acolherá, entre outros, o espetáculo Christmas Movie Songs de Aurea, a 21 de dezembro, véspera do natal.
A programação do CCP, para o último trimestre deste ano, foi apresentada esta segunda-feira, 07 de novembro, em cerimónia presidida pelo autarca de Paredes, Alexandre Almeida, que fez sentar ao seu lado, João Aires, programador do CCP e Beatriz Meireles, vereadora com o pelouro da Cultura.
O concerto de abertura que será dirigido pelo maestro italiano Lorenzo Viotti, terá como solista o paredense Carlos Ferreira, atual Clarinete Principal numa das principais orquestras mundiais, a Orchestre National de France. Na ocasião, a Orquestra Gulbelkian irá tocar clássicos de Haydn e Mozart.
Noite de Halloween, a 31 de outubro haverá música para dançar a cargo do DJ Arana. A 02 de novembro chega a “Aura Super Jovem”, o espetáculo de Stand-Up de Salvador Matinha. A Dança dá os primeiros passos no CCP através do Quorum Dance Company e com duas produções: a 09 de novembro “Romeu & Julieta” e a 10 de novembro com “No Tempo dos Meus Avós”.
A programação do CCP dá também palco ao teatro. A peça “Definitivamente as Bahamas” de Martin Crimp, com encenação de Ricardo Neves, é representada às 21.30 horas, no dia 16 novembro. “As Aventuras e Desventuras de Camilo e Zé do Telhado”, é outra peça para ver, nos dias 29 e 30 de novembro, pela Companhia de Teatro “a Colmeia”.
Dezembro abre com “In the Mood For Christmas” pela Glenn Miller Orchestra numa homenagem ao grande músico norte americano de jazz. Aurea encerra a programação do CCP de 2024.
Trimestralmente a Câmara de Paredes compromete-se a divulgar a programação do CCP para o respectivo trimestre. O CCP além das salas para espetáculos tem também espaços para exposições temporárias, cafetaria e restaurante, estes dois últimos equipamentos em fase final de construção.
CASA DA CULTURA
Na cerimónia de apresentação da programação da CCP foram ainda revelados os planos para a Casa da Cultura de Paredes que, com a abertura do CCP irá ter um novo papel. A pretensão da câmara é que A Casa da Cultura passe a ser a nova morada da Academia de Música do Vale do Sousa, até aqui sediada no edifício dos Antigos Paços do Concelho que, por sua vez, passarão a acolher o Arquivo da memória de Paredes.