• Março 11, 2023

Orçamento dos SMAS aprovado em Assembleia Municipal

Orçamento dos SMAS aprovado em Assembleia Municipal

“Vamos faturar mais do que o que estava no estudo do resgate”, disse Alexandre Almeida.

O orçamento dos SMAS – Serviços Municipalizados da Água e Saneamento de Paredes para 2023, no valor de cinco milhões de euros, foi aprovado em Assembleia Municipal com os votos favoráveis da maioria socialista e do presidente da Junta de Sobrosa [movimento independente], com a abstenção do Juntos por Paredes, CDS-PP e de quase todos os social-democratas, menos do presidente de Junta de Lordelo, que votou a favor.

“Um SMAS que começa mal, a juntar à pouca ambição ao nível do investimento e à falta de transparência na ação deste executivo. Segundo este documento, prevêem-se ainda perdas de mais de 15 milhões de euros”, começou por sustentar o Juntos por Paredes.

“Ao analisar o documento, no Orçamento plurianual até 2027, verificamos que se prevê, na rubrica “venda de bens e serviços”, alcançar uma receita a rondar os 34 milhões de euros. Comparando este mesmo orçamento com a previsão do estudo da TAMINO, documento que serviu de base para a opção do resgate, verificamos que na demonstração de resultados a previsão seria atingir, até 2027, um valor bem superior, perto de 49 milhões de euros. São 15 milhões de euros a menos, uma média de 3 milhões de euros de perda para o município em relação ao previsto financeiramente pela opção do resgate”, acrescentou Carla Rodrigues, pedindo explicações acerca desta perda de receitas nos próximos cinco anos.

Pelos social-democratas, David Ferreira disse tratar-se de um “orçamento de continuidade” em relação ao que vinha a ser feito pela anterior concessionária, “devido ao reduzido tempo que tiveram para o preparar.” “Estamos perante um orçamento bastante limitado em função do que é esperado para o SMAS”, afirmou.

A notícia completa na edição de 9 de março de 2023