• Abril 6, 2023

O Bernardo [Sousa] das bicicletas

O Bernardo [Sousa] das bicicletas

Paredense foi ciclista profissional e correu 9 Voltas a Portugal. 

Olhando para as fotos que integram esta reportagem, caso viva no centro da cidade de Paredes, o mais certo é que pense: “Olha, é o senhor Bernardo, da loja Ciclo Bernardo”. Mas, e se lhe disser que Bernardo Sousa já correu nove Voltas a Portugal, participou, em 1981, na Volta a França do Futuro, onde obteve o 33.º lugar, e foi Campeão Nacional de Pista e Velocidade, individualmente e por equipas. Acredita? Mas, ainda há mais… Em 1980, foi Campeão Nacional de Seniores B. Foi medalha de ouro na cronoescalada de Morzine, tendo ainda participado na Volta à África do Sul, em 1984, onde obteve o 18.º lugar.

Pois é, Bernardo Sousa foi um proeminente ciclista da sua época, tendo obtido cerca de 50 vitórias ao longo da carreira.

Representou as equipas do Paredes, Vilanovense, Rodovil/Isuzu, Vigaminho, Coimbrões, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães, Garcia Joalheiros e Cantanhede.

Atualmente, tem 62 anos e está afastado do ciclismo desde o ano 2000. Encontramo-lo no lugar onde se sente feliz, na sua oficina, a fazer o que mais gosta… A reparar uma bicicleta.

“Nasci literalmente no meio das bicicletas”, começou por partilhar. Isto porque, imagine-se, o pai, também ele ex-atleta da modalidade, “pediu aos seus clientes para saírem, pois tinha que fechar as portas da oficina para a parteira poder fazer o seu papel”. Na verdade, a família vivia no mesmo local onde existia a oficina.

Bernardo Sousa nasceu na Rua Tenente Valadim, em Penafiel, e passado 9 meses veio para Paredes, local onde vive até aos dias de hoje. Destaque-se que o pai de Bernardo tinha três oficinas, uma em Penafiel, outra em Castelo de Paiva e a de Paredes, em funcionamento desde 1957.

A reportagem completa na edição de 6 de abril de 2023