• Outubro 20, 2023

Município de Paredes distingue 170 personalidades na Gala do Desporto

Município de Paredes distingue 170 personalidades na Gala do Desporto

Cerimónia vai realizar-se esta sexta-feira.

Este ano, na cerimónia da Gala do Desporto, a Câmara Municipal de Paredes vai homenagear 170 personalidades que se distinguiram no desporto na época 2022/2023. São atletas, treinadores e dirigentes que na última temporada desportiva alcançaram títulos regionais, nacionais e internacionais nas diversas modalidades: Artes Marciais/Desportos de Combate, Andebol, Atletismo, Boccia e Petanca, Ciclismo, Columbofilia, Desporto Adaptado, Desporto Motorizado, Futebol e Futsal, Ginástica, Golfe, Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Polo Aquático, Ténis de Mesa e Xadrez.

A cerimónia será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e terá lugar esta sexta-feira, 20 de outubro, com início às 20h30, no Pavilhão Multiusos de Paredes.

“Homenageamos e enaltecemos o mérito desportivo dos atletas de diferentes modalidades, dirigentes, equipas técnicas e clubes que têm contribuído para elevar e prestigiar o nome de Paredes, um Concelho que Vive o Desporto em todas as suas dimensões”, refere o presidente do município de Paredes, Alexandre Almeida.

A autarquia irá atribuir também os Galardões de Ética e Valores no Desporto e os Prémios Alto Prestígio.

Segundo o autarca de Paredes, “a Gala do Desporto 2023 é, ainda, uma oportunidade e um estímulo para que os homenageados prossigam os seus objetivos e conquistem pódios. Sentimos enorme orgulho nestes paredenses que representam Portugal. Contamos com a colaboração de todos, para que este evento seja novamente uma ocasião da celebração do Desporto em Paredes e o justo tributo aos atletas”.

A Gala do Desporto do Município de Paredes é apresentada pelo ex-futebolista Cândido Costa e conta com a presença de diversas personalidades, como Hélder Postiga, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Cândido Barbosa, ex-ciclista, entre outros.

O público está convidado a assistir ao evento que terá animação musical a cargo do Conservatório de Música de Paredes e da artista Jéssica Nogueira.

A entrada no Pavilhão Multiusos de Paredes é livre, limitada aos lugares disponíveis.

Homenageados com o Galardão Ética e Valores no Desporto:

  • ADPA – Associação Desportiva de Paredes, com o Projeto “Patins sem preconceito”;
  • Imperial Sport Clube Sobreirense, com a iniciativa “Banco de Chuteiras”;
  • União Sport Clube de Paredes, com o Projeto “Respeito, essa é a regra!”;
  • Casa Adriano Astromil Clube, com a certificação de entidade “Semear a ética nos Jovens Atletas para colher adultos com Valores”;
  • Aliados FC Lordelo, com o Projeto “(Des)igualdade de género”.

 

Nos Prémios de Alto Prestígio serão homenageados:

  • Serafim Garcês, nascido a 3 de março de 1957, em Castelões de Cepeda, atual freguesia de Paredes, praticante da modalidade de atletismo desde muito jovem. Inicia no atletismo em 1976, através da secção de atletismo do U. S. C. de Paredes (1976-1978). Ao longo da sua carreira representou o Kolossal (1978-1980), o Salgueiros (1980-1981), o Boavista (1982-1986), regressando em 1994 ao U. S. C. de Paredes para exercer o cargo na presidência da secção de atletismo, que acumulava com as funções de treinador. Serafim Garcês venceu diversas provas de estrada a nível nacional e internacional, e representou Portugal no Cross de Madrid, nos anos 80. Atualmente, é um dos dinamizadores da prática de atletismo em Paredes, nomeadamente, no Parque da Cidade de Paredes, onde diariamente treina vários atletas amadores e federados, como é o caso de Diana Fernandes que recentemente representou Portugal nos Europeus de Itália.

 

  • José Silva, nascido a 27 de junho de 1963, na freguesia de Louredo, praticante da modalidade de atletismo desde muito jovem. Em 1993 inicia na vertente do Desporto Adaptado, no Futebol Clube do Porto. Campeão Nacional por diversas vezes em distância de meio fundo e fundo, “Zé Paredes”, como é conhecido nos meandros do Atletismo, alcançou o seu primeiro Recorde do Mundo INAS, na célebre noite de 30 de março de 1994, no Meeting NEDBANK, na África do Sul, um mês antes das primeiras eleições pós “apartheid”, a correr 3.000m em 9.16.90. Ainda nos anos 90 foi arrecadando os Recordes Mundiais dos 5.000m e 10.000m em pista, até à Meia Maratona e Maratona. Ao longo da sua carreira, para além do F. C. do Porto (em 1993 e 1996-1998), representou, ainda, o Clube Gaia (1994-1996 e 1998-2006) e a CERFIFAF, clube por quem ainda compete aos 50 anos de idade.

 

  • Álvaro Almeida, treinador da modalidade atletismo na Casa do Benfica de Paredes, desde o ano 2000. Foi treinador de vários atletas de referência nacional e que representaram por várias vezes a Seleção Nacional, como Diana Almeida, Miguel Borges, André Pereira, Jorge Moreira e Rúben Sousa. Atualmente, treina Leonor Matias e Maria Silva com grandes resultados a nível regional e nacional.

 

  • Sport Clube Nun´Álvares, pela comemoração do 100.º aniversário. O clube, da freguesia de Recarei, fundado a 18 de janeiro de 1922, teve como primeiro presidente Albino Ferreira de Carvalho. Ao longo destes 100 anos foram várias as conquistas do clube, sendo que hoje contam com 360 atletas, nas modalidades de futebol, futsal e andebol feminino. Atualmente, a associação tem como presidente Ricardo Costa. A atribuição deste prémio reconhece o trabalho de todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram o Nun’Álvares a chegar ao marco dos 100 anos.

 

  • Adão Barbosa, fundador, em 1992, da delegação de Paredes da Associação Portuguesa de Deficientes, à qual lidera desde 1997. Como presidente da associação, as suas principais conquistas foram a construção da nova sede social, aquisição de uma carrinha adaptada para pessoas portadoras de deficiência e a criação de uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas. Na época de 2007/2008 iniciou e manteve a equipa até aos dias de hoje, assegurando a sua participação nas provas oficiais nacionais de basquetebol em cadeira de rodas. Na época 2022/2023 sagrou-se campeão nacional da Divisão de Honra de Basquetebol.