- Julho 28, 2023
Município cumpre tradição e volta a homenagear personalidades
Em dia de feriado municipal.
Na sessão solene comemorativa do feriado municipal, que decorreu na Casa da Cultura, no dia 17 de julho, o município homenageou aqueles que “contribuem para o prestígio” de Paredes.
Desta vez, a lista dos distinguidos com a Medalha de Ouro do Município de Paredes contemplou, na área da cultura, os 12 grupos folclóricos do concelho, nomeadamente, Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães, Rancho Regional de Paredes, Grupo Folclórico de Cete, Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo, Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima – Gandra, Grupo de Danças e Cantares de Lordelo – “Os Expansivos”, Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo, Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa e Rancho Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela.
No desporto, as distinções foram entregues a Rodrigo Ribeiro e a Bernardo Sousa. Já na área da educação, a Medalha de Ouro foi entregue à Escola Secundária de Paredes, que este ano comemora 50 anos.
A autarquia prestou também homenagem às empresas: Litocartão e Móveis Fialho.
Por fim, na categoria de profissões, o município reconheceu e enalteceu o trabalho de todos os profissionais da área da indústria têxtil, “um dos setores que mais pessoas emprega no concelho”, na pessoa de Maria Glória Rocha Alves Silva.
“Este é um dos momentos em que mais dá gosto ser presidente de uma autarquia”, começou por afirmar o edil municipal, Alexandre Almeida. “É muito especial poder homenagear pessoas do concelho que de uma forma contribuem para aquilo que Paredes é hoje”, acrescentou.
O autarca paredense foi, ainda, perentório: “Os concelhos são as pessoas, as empresas e as instituições. Portanto, nós só somos um concelho mais forte, mais dinâmico e mais empreendedor, se realmente tivermos pessoas que fazem com que assim o seja.”
Dizendo que estas pessoas “são uma fonte de inspiração”, Alexandre Almeida, salientou a existência de “fortes agentes culturais no concelho”, lembrando, nesse sentido, do “maior investimento de sempre na área da cultura, a construção do auditório” – que será inaugurado a 25 de abril de 2024.
A propósito das homenagens aos grupos folclóricos, o autarca destacou que “são o testemunho vivo” da cultura local. Já no desporto, o município dispõe de “quem nos inspire e faça querer ainda mais nessa área”, frisou.
Em relação à educação, considerou, a Escola Secundária de Paredes “tem sido um estabelecimento de referência e de muito rigor”.
A nível empresarial, “um artesão que tem conseguido comercializar artesanato em massa, através de grandes projetos empresariais”, bem como uma empresa de “referência no packaging, que está a fazer um dos maiores investimentos, neste momento em Paredes, na zona industrial”.
Por último, depois de noutros anos já terem sido evidenciadas outras profissões, “quisemos fazê-lo com uma costureira”, pois, apesar de não ser a principal indústria do concelho, há muitos paredenses empregues na indústria têxtil, rematou.
A reportagem completa na edição de 27 de julho de 2023