Ministro inaugurou novo quartel dos Bombeiros de Lordelo

Publicado em Publicado por: O Paredense

Os bombeiros voluntários de Lordelo inauguraram, no passado sábado, 14 maio, o novo quartel, durante as cerimónias do 52.º aniversário da instituição, que contaram com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Localizado junto ao quartel da GNR, o edifício contruído de raiz traz “melhores acessos” e “condições dignas aos bombeiros”, com camaratas masculinos e femininas ajustadas, e capacidade para albergar todos os veículos da associação, num  investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Em dia de festa, o comandante da corporação não escondeu “o sentimento de alegria e satisfação” pela inauguração de uma “obra muito aguardada” que vai servir os 97 elementos do corpo ativo, a escola de infantes e cadetes, a fanfarra e os bombeiros do quadro de honra, num total de 170 elementos.

José Freitas frisou que o novo quartel foi conseguido através da “dedicação, empenho, coragem e resiliência da direção” que, apesar da pandemia, concretizou o projeto em menos de dois anos.

O presidente da assembleia-geral falou de um “dia histórico para a associação”. Francisco Leal agradeceu o contributo do município, da junta, da Cooperativa A Lord, dos beneméritos e da população da cidade e reforçou o apelo feito em 2017 ao agora Ministro da Administração Interna para apoiar a missão dos bombeiros. “Necessitamos que os fundos disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sejam um importante instrumento de financiamento para a formação, modernização e apoio das associações humanitárias e dos próprios bombeiros”.

A reportagem completa na edição de 19 de maio de 2022.