- Outubro 5, 2024
Mercado da Sobreira acolheu documentário As mãos trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios

CULTURA. Iniciativa integrada da Bienal Internacional das Artes em Madeira
O documentário “As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios”, estreou este sábado, dia 5 de outubro, com curadoria e textos do escritor Gonçalo M. Tavares.
Realizado por Lucas Tavares, a partir de um processo de recolha etnográfica de Gonçalo M. Tavares, o trabalho pretende mostrar conhecimentos e marcos de figuras, espaços, culturas e tradições características do território paredense, nomeadamente, nas artes em madeira, com destaque para os marceneiros, as carreteiras, os artesãos, entalhadores, escultores e empresas do mobiliário.
O documentário, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, centra a “ação” num conjunto de pessoas que partilham a sua história, os conhecimentos, o saber fazer as vivências sobre as “artes em madeira” no território de Paredes.

A Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, e o Presidente da Junta de Freguesia da Sobreira, João Gonçalves, acompanhado do seu executivo, assistiram ao filme documental, promovido pelo Município no âmbito da Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”.
A iniciativa faz parte da programação da Bienal Internacional das Artes em Madeira de Paredes e ficou, ainda, marcada pela entrega de diplomas aos participantes do documentário.
EXPOSIÇÃO MERCADO DA SOBREIRA
Antes da projeção do documentário, foi inaugurada a exposição coletiva, sob direção artística de Agostinho Santos e curadoria de Felícia de Sousa, realizada, também no âmbito da Bienal Internacional das Artes em Madeira de Paredes.
A exposição pode ser visitada até ao dia 15 de novembro, data em que termina a Bienal de Paredes.