- Janeiro 14, 2024
Mais de 700 participantes em Trail dos Reis Solidário
Iniciativa pretendia a angariação de fundos para a corporação de bombeiros de Baltar.
Os Bombeiros Voluntários de Baltar dinamizaram, no domingo, dia 7 de janeiro, o “Trail dos Reis Solidário”. Sob o lema “ajude-nos a ajudar”, foram mais de 700 os participantes nesta iniciativa, cujo valor das inscrições reverteu, na totalidade, para a associação humanitária.
A partida foi dada no quartel dos Bombeiros e percorreu vários itinerários da vila de Baltar, nomeadamente, uma caminhada de 8 km, um trail curto de 15 km e um trail longo de 25 km.
José Freitas, comandante dos bombeiros de Baltar, relevou tratar-se do primeiro evento “desta natureza e desta dimensão”, destacando a forte adesão dos atletas.
“É um evento que tudo faremos para manter”, garantiu. “Somos uma associação humanitária sem fins lucrativos e o nosso objetivo é angariar fundos para fazer face às inúmeras despesas que temos diariamente”, acrescentou, frisando que o material financiado pelo Estado é insuficiente.
Por sua vez, Daniel Mata, tesoureiro da associação, mostrou-se surpreso com o número “astronómico” de inscritos nesta iniciativa, que mobilizou clubes de vários pontos do país e contou com o apoio da comunidade.
Presente na iniciativa, o vereador do Desporto, Renato Almeida, considerou: “Um trail super bem organizado. Nesse sentido, deixo o meu agradecimento a todos os elementos da corporação”. “Durante todo o percurso houve um superior acompanhamento junto dos atletas, sendo uma iniciativa para estimar e para continuar a organizar”, complementou.
Já Pedro Santos, atleta de Paço de Sousa, Penafiel, a competir pela formação do Viana Trail, vencedor do trail longo, destacou o percurso “muito bem conseguido”, a qualidade dos atletas em prova, assim como a organização “irrepreensível”.
Do Vizela Corre, Leonel Barros, vencedor do trail curto, disse ter sido uma conquista “bastante difícil”, num trajeto de “altos e baixos”, mas, com um “percurso bastante bonito”.
A vencedora do trail feminino, 25 kms, Paula Soares, do Saca Trilhos, também parabenizou a organização, a qualidade da prova, assim como o facto da mesma integrar um naipe de atletas já conhecidos neste tipo de competições.