- Novembro 3, 2023
“Lonjura” é o vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira”
Foi conhecido na terça-feira, dia 31 de outubro, o resultado da edição de 2023 do concurso literário “António Mendes Moreira”, promovido pelo município de Paredes, tendo sido atribuído o primeiro prémio a Jorge Moreira, natural da freguesia de Beire, com o texto “Lonjura”. Refira-se que o Prémio Literário do médico e autor paredense “António Mendes Moreira” teve como temática as “Mulheres”, inspirada na vida e na obra do artista Henrique Silva.
A iniciativa ficou, ainda, marcada pela assinatura do protocolo de doação do espólio “António Mendes Moreira” ao Município de Paredes.
Este ano, estiveram a concurso 20 textos de todo o país e, também, do Brasil. Cláudia Passarinho, residente de Loures, recebeu o segundo prémio, com o texto “A Caçadora da Fortuna”. O terceiro prémio foi entregue a Susana Nunes, residente em Paços de Ferreira, com o texto “Sussurro”. Inês Caeiro, residente do Barreiro, recebeu a Menção Honrosa com o texto intitulado “Alquimia dos Problemas”.
De acordo com a autarquia, o Prémio Literário “António Mendes Moreira”, incluído na programação do evento “Noites Negras”, teve como objetivo homenagear o ilustre médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.
O júri constituído pelo diretor da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Vieira Duque, pela diretora do Jornal das Artes Entre as Letras, Nassalete Miranda, e pela professora Maria José Santos, foi presidido pela vereadora da Cultura, Beatriz Meireles. O primeiro prémio foi contemplado com 500 euros, o segundo prémio recebeu 250 euros e o terceiro prémio teve um valor de 100 euros. Os três textos premiados serão publicados na próxima edição da Revista Cultural Orpheu Paredes.