Livro “As Casas de Brasileiros no concelho de Paredes” apresentado na Casa da Cultura

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: CM Paredes.

Foi apresentado, na Casa da Cultura de Paredes, o livro “As Casas de Brasileiros no concelho de Paredes” da autoria da investigadora paredense Alda Neto.

O evento foi moderado pela vereadora da cultura, Beatriz Meireles, que destacou este trabalho de investigação como “um importante contributo para o conhecimento dos emigrantes brasileiros do concelho de Paredes, fundamentais para o desenvolvimento da economia, cultural e social, aquando do regresso à sua terra natal”.

Entre os oradores estiveram a investigadora Alda Neto, o Provedor da Misericórdia de Paredes, Ilídio Meireles, e o coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), professor Fernando Sousa.

A edição do livro foi financiada pela câmara de Paredes e a Santa Casa da Misericórdia de Paredes.

Investigadora Alda Neto. Foto: CM Paredes.

Alda Neto é licenciada em História, na variante História da Arte e Mestre em História da Arte em Portugal pela faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professora no Ensino Básico e Secundário e integra as equipas de investigação do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) na área da emigração portuguesa para o Brasil e dos Estudos Patrimoniais e de Turismo, desenvolvendo trabalhos sobre as casas de brasileiros e sua valorização patrimonial.