Lista de concelhos com “risco elevado” sobe para 191. Paredes e outros concelhos da região mantêm regras apertadas

Publicado em Publicado por: O Paredense

A lista de concelhos com “risco elevado” de transmissão da Covid-19 foi atualizada esta quinta-feira pelo Governo e vai passar a abranger 191 concelhos do país já a partir da próxima segunda-feira, dia 16 novembro.

Há sete concelhos que saíram da primeira lista de 121 e 77 novos municípios que a partir das 0h00 da próxima segunda-feira passam a ter medidas mais restritivas. Paredes e outros concelhos da região como Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel, mantêm-se no grupo de concelhos com maior incidência de novos casos de infeção.

Na declaração ao país feita esta tarde no final do Conselho de Ministros, António Costa anunciou ainda que haverá medidas diferenciadas tendo em conta a gravidade de cada concelho. Caberá ao Ministério da Saúde definir as medidas concretas, que serão conhecidas a 24 de novembro.

Sobre as restrições à circulação anunciadas para próximos dois fins-de-semana, António Costa admitiu que levantaram “equívocos” e esclareceu que “todos os estabelecimentos comerciais e de restauração encerram a partir das 13 horas e até às 8h da manhã”.

“Espero que assim não haja espaço para equívocos. A regra rígida é às 13 horas tudo fechado”, reiterou.

Entre as poucas exceções estão os estabelecimentos que já praticavam anteriormente um horário de abertura anterior às 8, como é o caso das padarias, consultórios médicos e veterinários, bombas de gasolina, farmácias, funerárias, retalho alimentar com porta direta para a rua e uma área não superior a 200 metros quadrados.