- Julho 29, 2025
Linha do Douro celebra 150 anos com paragem em Paredes
Comboio chegou ao Douro há 150 anos. Primeiro troço ligou Ermesinde a Penafiel
Assinala-se hoje o 150.º aniversário da inauguração do primeiro troço da Linha do Douro, que entrou em funcionamento a 29 de julho de 1875, ligando Ermesinde a Penafiel (Novelas) numa extensão de 30,311 quilómetros. O momento foi, esta manhã, celebrado com uma programação especial que inclui uma viagem simbólica e animações históricas ao longo do percurso.
A reinterpretação da viagem inaugural teve início na estação de Porto-São Bento, pelas 9:30, com destino a Penafiel. A bordo, os passageiros foram envolvidos numa atmosfera de época, com recriações históricas e encenações que também tiveram lugar nas estações de Ermesinde, Valongo e Paredes.
A chegada a Penafiel está marcada ocorreu por volta das 10:15, com a inauguração de uma escultura evocativa junto à estação ferroviária, celebrando a importância da chegada do comboio ao concelho. “O evento pretende ser uma homenagem à relevância histórica e cultural do transporte ferroviário na região e no país”, explicou fonte da Infraestruturas de Portugal.
No concelho de Paredes, a ferrovia teve um impacto determinante, fruto do empenho de José Guilherme Pacheco, figura histórica conhecida como o “Rei de Paredes”, que desempenhou um papel decisivo na integração do concelho na rota ferroviária. O seu contributo foi fundamental para que o comboio passasse a circular nesta região, trazendo consigo progresso e novas oportunidades.
Atualmente, a Linha do Douro continua a servir a população com paragens em várias localidades do concelho de Paredes, nomeadamente em Terronhas, Trancoso, Recarei-Sobreira, Parada, Cête e Paredes. A importância desta ligação ferroviária mantém-se viva, sendo celebrada como símbolo de modernização e coesão territorial.







