Lançado livro sobre a história do Vasco da Gama FC

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Vasco da Gama Futebol Clube de Recarei lançou um livro sobre a história do clube que atravessou uma fase longa de inatividade e agora encontra-se em processo de reconstituição.

“Contém as biografias dos fundadores, a história dos campos e das sedes do clube, todas as classificações de futebol, as modalidades desenvolvidas, os troféus e também um capítulo sobre a rivalidade com o Nun’Álvares, o outro clube de Recarei”, lê-se numa nota enviada à redação.

O livro é da autoria do investigador paredense Ivo Rafael Silva, investigador do CEI-ISCAP, autor de várias monografias sobre a história local e colaborador do jornal O Paredense, e tem um custo de 15 euros.

Pode ser adquirido junto da direção do clube ou através do email vasco.recarei@gmail.com, com as verbas a reverterem integralmente para as obras da nova sede social, situada na antiga escola do Cabido, em Recarei.

O Vasco da Gama FCR foi fundado em 1930 por inspiração no Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro, Brasil. O futebol era a principal modalidade, mas não a única, tendo o clube participado em provas de atletismo, ciclismo e pingue-pongue (ou ténis de mesa).

A partir de 1995, o clube não voltou a participar em competições federadas. Atualmente, encontra-se numa fase de reconstituição, com o objetivo do regresso às competições oficiais. Numa primeira fase, a aposta passará por diversificar a oferta desportiva, com modalidades que não estão a ser praticadas atualmente na freguesia, passando depois para a vertente desportiva e também cultural.