JS Paredes promove palestra informativa sobre extrema-direita

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Juventude Socialista de Paredes realiza sexta-feira, 19 de março, uma palestra sobre a “Extrema-direita: compreender o passado, não errar no presente, garantir o futuro”. A iniciativa terá início às 21:30 horas e será transmitida em direto no Facebook.

“Face ao surgimento de forças políticas de direita radical e autoritárias”, a JS Paredes entende que “só com um cabal esclarecimento do comportamento das mesmas é possível melhor elucidar a população e, consequentemente, sensibilizá-la para o que ela verdadeiramente representa”.

Nesta iniciativa “será feita uma análise comparativa entre o Estado Novo e as forças políticas que têm vindo a assumir um perigoso protagonismo, esmiuçando quais as suas características, possibilidade de existir comportamentos comuns, causas de surgimento e possíveis estratégias de combate”, acrescenta na mesma nota.

A palestra será da responsabilidade de Fernando Rosas, docente catedrático jubilado da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, investigador científico nas áreas do Estado Novo; História comparada do Fascismo; Autoritarismo, democracia e modernização; tendo ainda sido deputado à Assembleia da República em 2000 e 2001 e de 2005 a 2010.