Jovem de Vilela vai percorrer 9 países da Europa com um objetivo solidário

Publicado em Publicado por: O Paredense
Diogo Silva vive em Vilela e sempre quis fazer voluntariado.

Diogo Silva, 21 anos, natural de Vilela, Paredes, vai participar na 10.º edição do Uniraid, uma expedição humanitária destinada a jovens estudantes dos 18 aos 28 anos que pretende levar material solidário a crianças de povoações precárias na costa Leste do Mar Adriático.

O desafio além-fronteiras envolve percorrer mais de cinco mil quilómetros, em 12 dias, num carro com mais de 20 anos e distribuir no mínimo 40 quilos de material solidário, entre roupa, calçado e materiais de higiene pelas comunidades locais.

De Veneza a Atenas, por estradas e pistas de montanha, esta viagem turística e de aventura surge na linha do Uniraid original, que decorre em Marrocos. Itália, Eslovénia, Albânia, Bósnia, Macedónia do Norte, Montenegro, Croácia são alguns dos países por onde os jovens vão passar de 5 a 15 de agosto.

“Penso que vai ser uma aventura incrível a todos os níveis. Do ponto de vista pessoal vamos poder conhecer outras realidades e ajudar pessoas em dificuldades. Na perspetiva profissional um projeto de voluntariado tão abrangente como este será valorizado no mercado de trabalho”, confessa Diogo Silva, estudante de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho que decidiu embarcar neste desafio com dois amigos do curso.

A reportagem completa na edição em papel de 22 de Abril de 2021 ou na edição online.