- Dezembro 20, 2021
Jovem ciclista de Lordelo morre aos 29 anos
Carlos Ribeiro, ex-ciclista da seleção nacional de sub23, morreu durante a noite . O jovem de 29 anos, que competiu pela W52-Quinta da Lixa (atual W52 FC Porto – Porto Canal), foi encontrado morto em casa esta segunda-feira, de manhã.
“O ex-ciclista da nossa equipa Carlos Ribeiro deixou-nos com apenas 29 anos. Ficámos devastados com esta notícia, o ciclismo está de luto”, lê-se na página oficial da equipa ‘azul e branca’ no Facebook.
Natural de Lordelo, Carlos Ribeiro iniciou o seu percurso no ciclismo aos 13 anos na Associação Desportiva e Recreativa Ases de Penafiel (ADRAP) . Passou pela equipa de sub-23 do Mortágua e depois pela W52-Quinta da Lixa, atual W52 FC Porto, onde acabou por terminar a carreira aos 23 anos devido a problemas no coração.
Vencedor da classificação por pontos da Volta a Portugal do Futuro de 2014, estreou-se nesse mesmo ano na Volta a Portugal e na Volta a França do futuro. Em 2013 e 2014 foi terceiro classificado nos Nacionais de contrarrelógio para sub-23.
Em janeiro de 2016, o antigo corredor acabou por anunciar o fim da sua carreira, depois de lhe ter sido diagnosticado “um bloqueio completo da parte direita do coração”.
Mesmo afastado das competições, Carlos Ribeiro continuava ligado à modalidade, enquanto mecânico, e trabalhava na empresa Célisports, criada pelo antigo ciclista Célio Sousa, também natural de Lordelo.