• Maio 19, 2025

JOSÉ CARLOS BARBOSA, REELEITO DEPUTADO, ALERTA PARA DESAFIOS DA DEMOCRACIA

JOSÉ CARLOS BARBOSA, REELEITO DEPUTADO, ALERTA PARA DESAFIOS DA DEMOCRACIA

Socialista de Paredes reeleito deputado à Assembleia da República reconhece a derrota do PS e alerta para os desafios democráticos que Portugal pode enfrentar com a ascensão de novas forças políticas. 

José Carlos Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Beire e líder do PS-Paredes, foi reeleito deputado à Assembleia da República nas eleições legislativas. Após o escrutínio, Barbosa expressou a “honra renovada de servir o país e a minha região a partir do Parlamento”, sublinha o parlamentar socialista numa declaração pós eleitoral.

Reconhecendo a derrota do Partido Socialista, Barbosa saúda “democraticamente a Aliança Democrática (AD), vencedora das eleições”.

O deputado sublinha a importância da alternância de poder, mas alerta para os desafios que Portugal pode enfrentar com a ascensão de forças políticas que, segundo ele, “não demonstram respeito” pelas instituições e pelos valores democráticos. Acredito que, desta vez, a derrota não foi apenas do Partido Socialista. Pode ter sido o país a sair mais fragilizado, com a ascensão de forças políticas que não demonstram respeito pelas instituições, pelos valores do Estado Social, nem pela liberdade que tantos lutaram para conquistar”, disse.

Reafirmando o seu compromisso com os princípios fundacionais do Partido Socialista—justiça social, liberdade e igualdade de oportunidades—José Carlos Barbosa garantiu que continuará a “defender esses valores e a lutar por eles com a mesma convicção e determinação que sempre me guiaram”.

Barbosa também destaca legado político de Pedro Nuno Santos, com quem “trabalhou na recuperação da CP” e no Parlamento. “Sempre o vi como um político preparado, corajoso e coerente. Talvez por essa coerência tenha sido penalizado”, disse referindo-se a Pedro Nuno Santos que na última noite se demitiu de Secretário Geral do PS.

Apesar do momento critico, o deputado paredense  diz ter confiança no futuro político de Pedro Nuno Santos que agora se afasta da liderança do partido. “Acredito firmemente que o tempo lhe trará novas oportunidades. O talento, a visão e a entrega que tem ao serviço público farão dele, mais cedo ou mais tarde, uma figura ainda mais relevante no futuro de Portugal.”

No que lhe diz respeito, José Carlos Barbosa assegura que continuará a representar e a defender os interesses de Parede e da região, “sem distinção partidária”.Foi aqui que nasci, é aqui que tenho as minhas raízes, e é por esta terra que levarei a minha voz ao Parlamento. Sempre com orgulho, sempre com lealdade, sempre com amor à minha terra”, conclui.