- Setembro 9, 2023
João Barbosa – um “chocolateiro” de gema
O paredense vive há 7 anos no sul de França e foi pai há poucos dias.
Decorria o ano de 2016 quando o sobrosense João Barbosa se viu perante uma decisão: a emigração. Destino: França, mais propriamente Bollène, Departamento 84, a sul do país.
Atualmente, trabalha para uma empresa de engenharia civil nuclear – maioritariamente na Central Nuclear CEA Marcoule -, tem 34 anos de idade e desde então que vive naquele país com a namorada, Vanessa, sendo que foram recentemente pais pela primeira vez de uma menina, a Clara, que nasceu no dia 4 de setembro.
Na verdade, revelou, João sempre teve interesse em embarcar e descobrir novos desafios no estrangeiro, tendo, inclusive, alguns países favoritos na mira, mas a escolha acabou por recair no território gaulês. Isto porque a companheira “tinha cá toda a sua família”, o que lhes acabou por trazer “mais segurança e estabilidade” na adaptação, que, por sua vez, foi “progressiva, tanto ao nível da língua, como da cultura”.
“Felizmente, sempre tivemos boas pessoas que nos ajudaram a “orientar” a vida por cá, pois o sistema francês funciona de maneira diferente e há várias burocracias a respeitar”, explicou o paredense. Ainda assim, destacou, “sendo cidadão europeu, não é muito difícil, apenas demoroso”.
Para ter acesso e passar a constar no sistema de Segurança Social, João Barbosa teve que apresentar três recibos de vencimento. Ou seja, “também tinha que ter um contrato de trabalho”.
Após esse período foi-lhe atribuído um número e enviada a chamada “carta vital”, que funciona como o “nosso” cartão de utente. “Entre as burocracias, está a necessidade de obter um seguro de saúde, já que o sistema é diferente do português, sendo, ainda, fortemente aconselhada a inscrição num Consulado de Portugal mais próximo”, elencou. Por norma, os documentos solicitados são o cartão de cidadão e a certidão de nascimento, acrescentou. “No meu caso, devido ao trabalho, precisei também do registo criminal”, disse ainda. Em alguns casos, partilhou, podem pedir a declaração do último IRS para abrir conta bancária.
A reportagem completa na edição de 7 de setembro de 2023