Joana Silva, atleta futebol feminino: “Ainda vou dar muitas vitórias ao Braga”

Publicado em Publicado por: O Paredense
FOTO: SC Braga.

Joana Silva assinou recentemente um contrato de formação com o Sporting de Braga. Numa entrevista exclusiva, a avançada de 16 anos, ex-atleta do Futebol Clube Parada, mostra-se feliz e entusiasmada por poder representar o clube minhoto e garante que vai trabalhar para alcançar todos os objetivos.

Ao PAREDENSE, Joana Silva falou, ainda, da realidade do futebol feminino em Portugal, do seu percurso na modalidade e do sonho de chegar ao principal escalão do futebol feminino.

Como começou a tua paixão pelo futebol?

Pratiquei desporto desde pequena. Comecei na natação, aos 5 anos, passei pelo Polo Aquático durante um ano e depois fui para o futebol, mas essa sempre foi a minha grande paixão. A minha irmã também jogava futebol e isso acabou por ser um grande incentivo. Aos 11 anos acabei por entrar para o FC Parada que, ainda hoje, continua a ser um dos únicos clubes na região com futebol feminino.

Fala-nos um bocadinho do teu percurso no FC Parada. Que memórias guardas dessa altura?

Na altura entrei para a equipa sub15 e a partir do primeiro treino fiquei a adorar aquilo. Estive quatro anos no clube e guardo sobretudo as boas amizades. Para mim foram anos excelentes. Tínhamos uma equipa muito forte e unida e conseguimos sempre lutar pelos lugares cimeiros do campeonato nacional.

No início desta época assinaste contrato com o Braga…

Fiquei muito contente. Já tinha sido contactada pelo clube em meados de março/abril, altura em que os campeonatos pararam por causa da Covid-19. Entretanto, fui a Braga saber quais eram as condições e em junho assinamos contrato de um ano. Com a pandemia não chegou a haver competições e em fevereiro deste ano assinei um novo contrato de formação por mais duas épocas.

A entrevista completa na edição em papel de 8 e abril de 2021 ou na edição online.