- Junho 20, 2024
Jantar de Gala juntou antigos seminaristas
50 anos depois
Jantar de Gala juntou antigos seminaristas
Antigos alunos e docentes do Seminário Padre Mateo, sediado em Baltar, reuniram-se para um jantar de gala numa unidade hoteleira do concelho, mais de cinco décadas depois.
Na génese desta confraternização estiveram os elementos pertencentes ao chamado ‘G8’, responsáveis pela parte logística do evento, logrando juntar antigos colegas atualmente sediados nos Estados Unidos ou em França, nomeadamente.
Dos cerca de 70 antigos seminaristas presentes no convívio, sendo este um dos aspetos mais curiosos, somente um prosseguiu a formação sacerdotal e acabou ordenado pároco, função que exerce em França.
O Seminário Padre Mateo esteve em funcionamento entre 1963 e 1974 e foi fundado e dirigido por religiosos holandeses.
As atividades do seminário decorriam no edifício do antigo palacete e antiga Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo de Baltar, atualmente a ser reconvertido na Casa-Museu Daniel Faria e Centro Promocional da Literacia e Desenvolvimento Pessoal, em homenagem ao poeta natural de Baltar.
O autarca paredense Alexandre Almeida também marcou presença no jantar de gala, liderando uma comitiva que incluiu o presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, e o presidente da Junta de Baltar, Jorge Coelho.