• Agosto 7, 2026

Igreja Matriz de Penafiel recebe 584 mil euros para restauro

Igreja Matriz de Penafiel recebe 584 mil euros para restauro

A Igreja Matriz de Penafiel vai ser alvo de uma intervenção de restauro apoiada por fundos europeus, num investimento de cerca de 845 mil euros, dos quais 584 mil serão financiados pelo programa NORTE 2030.

O projeto é o de maior dimensão aprovado em julho para a sub-região do Tâmega e Sousa e integra o conjunto de 65 operações aprovadas pelo Programa Regional NORTE 2030 durante aquele mês, que representam um investimento global de 52,1 milhões de euros e um apoio comunitário de 25,7 milhões.

A intervenção na Igreja Matriz surge entre os principais projetos aprovados à escala regional e enquadra-se nos Investimentos Territoriais Integrados (ITI), instrumento através do qual são canalizados fundos europeus para projetos definidos pelas Comunidades Intermunicipais e pela Área Metropolitana do Porto.

No total, os ITI concentram 56 das 65 operações aprovadas em julho, mobilizando cerca de 45 milhões de euros de investimento, o equivalente a mais de 86% do montante aprovado. Entre as áreas apoiadas destacam-se a reabilitação urbana, a qualificação de equipamentos coletivos, a mobilidade sustentável, a eficiência energética, o turismo e a valorização do património.

Para o presidente da Comissão Diretiva do NORTE 2030, Álvaro Santos, os números de julho demonstram “a aceleração da contratualização e a transição efetiva dos projetos para a fase de execução, com um volume crescente de investimento já mobilizado em múltiplos domínios estratégicos”. O responsável sublinha ainda que “a forte expressão dos investimentos contratualizados com as Comunidades Intermunicipais e a Área Metropolitana do Porto confirma também a importância das decisões de proximidade”, por serem estas entidades que “melhor conhecem as necessidades dos seus territórios e ajudam a direcionar os recursos para respostas mais ajustadas e eficazes”.

Além do restauro da Igreja Matriz de Penafiel, entre os projetos de maior dimensão aprovados em julho figuram a reabilitação da zona envolvente da estação ferroviária de Monção, a reconversão urbana na cidade de Peso da Régua, a requalificação da margem esquerda do rio Ave, em Vila do Conde, e a beneficiação de equipamentos desportivos em Chaves e Bragança.

O NORTE 2030 é o programa regional para o período 2021-2027 e dispõe de 3,4 mil milhões de euros de fundos europeus destinados a apoiar projetos nas áreas da competitividade, sustentabilidade, inclusão e coesão territorial da Região Norte.