- Março 30, 2020
Idosos em lares de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva vão ser testados ao COVID 19
Cerca de 2 mil idosos de lares dos concelhos de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva vão ser testados nos próximos dias ao Covid-19. Os três concelhos da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde – Vale do Sousa Sul – Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva – vão avançar com um programa intensivo de testes aos idosos que estejam em lares.
Ao todo vão ser testados cerca de 2 mil idosos. A câmara de Penafiel garante que o programa vai ter inicio imediato, servindo como medida de prevenção e contenção da epidemia numa franja da população que é a mais vulnerável.
A autarquia recorda que a Direção Geral de Saúde já veio alertar que a situação dos lares é muito delicada, com os mais seniores, principal grupo de risco, a estarem numa situação particularmente vulnerável devido à idade avançada, a uma maior incidência de comorbilidades , e também ao facto de estarem muito tempo confinados nos mesmos espaços.
“Assim, e mesmo antes da implementação de qualquer medida alargada em termos nacionais, pelo Estado Central, as Câmaras Municipais de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva, vão avançar de imediato para testes em larga escala IPSS´s nos seus territórios”, sublinha o comunicado.
Antonino de Sousa considera “essencial testar aqueles que são considerados o maior grupo de risco, os mais idosos, em especial os que vivem em lares até pelos acontecimentos que infelizmente têm surgido um pouco por todo o País. Não vamos aguardar por decisões da tutela, nesta matéria, e avançaremos já com a realização dos testes necessários junto destes nossos concidadãos”, frisa o presidente da câmara de Penafiel.
Recorda-se que entrou também em funcionamento, no passado dia 28 de março, o Centro de Rastreios do COVID 19, localizado no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel (AGRIVAL) que serve precisamente os cidadãos dos concelhos abrangidos pelo ACES Vale do Sousa Sul (Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel).