Homenagens marcaram comemoração do 10.º aniversário de elevação de Sobrosa a vila

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: CM Paredes.

Foi no salão do Centro Paroquial que decorreu a sessão solene de comemoração do 10.º aniversário de reelevação da freguesia de Sobrosa à categoria de Vila. Este ano a junta quis homenagear cinco personalidades que se distinguiram em diversas áreas.

A abrir a cerimónia o presidente da junta de Sobrosa, Américo Castro, frisou que os homenageados “são merecedores do reconhecimento e engrandecimento por toda a coragem e dedicação em diferentes áreas” e porque se “distinguiram ao dar a conhecer o nome da vila de Sobrosa em lugares longínquos”.

O presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida dirigiu palavras de reconhecimento à comunidade pela comemoração desta efeméride e endereçou os parabéns aos homenageados.

“Só faz sentido estarmos aqui porque existem pessoas de valor que se distinguiram nesta terra”, frisou o autarca, defendendo que “é louvando estas pessoas que se pode dar os parabéns à freguesia de Sobrosa”.

Manuel Machado recebeu a Medalha de Honra da freguesia, pela sua dedicação à vila como voluntário e pela doação do terreno do Cruzeiro de Guindo à freguesia. Em 2014 o antigo motorista da Obra de Assistência Social de Sobrosa já tinha doado à freguesia os fragmentos do Cruzeiro de Guindo que foram encontrados numa das suas propriedades. O monumento voltou a ser reerguido em 2019.

Foram ainda distinguidos com um Voto de Louvor Pedro Cunha, vencedor da categoria de Marcenaria do Campeonato das Profissões Skills Portugal e o campeão nacional de Paintball, Vítor Pinheiro. O artista circense Daniel Seabra e o cantor Élvio Santiago também receberam votos de louvor da freguesia pelo percurso de mérito nas artes.

A notícia completa na edição em papel de 8 de abril de 2021 ou na edição online.