• Maio 17, 2024

Gandra recebe 2.º Festival Interparoquial da Canção

Gandra recebe 2.º Festival Interparoquial da Canção

Cinco grupos de jovens das paróquias do concelho vão disputar, no sábado, em Gandra, o 2.º Festival Interparoquial da Canção, um concurso tendencialmente religioso e em que a originalidade das letras é a única regra de participação.

O certame obedece ao princípio do Eurofestival da canção, em que a organização compete a quem venceu a edição anterior, e, em 2023, os gandarenses ‘GPS Orienta-te connosco’ foram os mais votados na estreia do festival, realizado no salão paroquial de Paredes.

“Vamos participar com a música vencedora, mas fora da vertente de competição, porque decidimos limitar-nos à organização do festival”, disse Marta Neto, do ‘GPS Orienta-te connosco’, em declarações ao jornal O PAREDENSE.

“Dois grupos convidados” juntam-se ao GPS para compor um festival cuja competição fica reservada a cinco grupos, menos três do que em 2023.

 

Dinheiro para o vencedor

 

“O prémio era a inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e isso pode ter justificado o número de participantes”, sublinhou, explicando que os contendores vão agora cantar por um prémio monetário no valor de 200 euros.

A concurso vão o GAP (Grupo de Apoio à Paróquia) de Paredes, o grupo de Acólitos de Paredes e Madalena, os Jovens das Paróquias de Baltar, Vandoma e Vila Cova de Carros, os PeregRinoS (grupo de jovens que representam as paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira) e, ainda, o grupo de jovens Eulálios, de Vandoma.

Festival e variedades

O festival arranca com a atuação do Agrupamento de Escuteiros de Gandra, antes de começarem a subir ao palco os primeiros concorrentes. O Grupo de Fados Salutaris, da Escola Superior da Saúde, do Porto, atuará pelo meio, antecedendo os restantes concorrentes e, no fim, o GPS.

“Pelo que já ouvi das músicas, posso dizer que temos muito bons concorrentes e que a competição vai ser mais renhida”, antecipou.

Marta Neto deu ainda conta da aposta da organização “num espaço de convívio”, no próprio salão paroquial, “com comes e bebes, cuja receita reverterá para a paróquia de Gandra”.

Letra original obrigatória

“Só a letra tem de ser original, sendo essa a única regra do festival. De resto, o que se pretende é uma jornada de convívio, de partilha, estar em comunhão com a vertente religiosa e, não menos importante, partilhar a nossa alegria e paixão pela música”, referiu. Marta Neto destacou ainda a presença de intérpretes de língua gestual, repetindo o que aconteceu em 2023.

A decisão sobre o vencedor competirá aos jurados, compostos por um elemento nomeado por cada grupo participante.

O 2.º Festival Interparoquial da Canção realiza-se no salão paroquial de Gandra, no sábado, a partir das 21:00, e é aberto ao público.

 

Marca de juventude e religiosidade

Festival Vs. JMJ

Marta Neto encontrou no espírito da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, realizada no ano passado, a génese do Festival Interparoquial da Canção, organizado, pela primeira vez em 2023, pelo grupo de Jovens de Vandoma.

“É um festival de jovens, normalmente grupos de jovens das diversas paróquias, que podem ser acólitos, escuteiros até. Ou não. No ano passado, os temas entroncaram mais na temática das Jornadas, e, tendencialmente, estão mais próximos da religiosidade”, afirmou.

Marta Neto integra o ‘GPS Orienta-te connosco’, grupo responsável pela organização da segunda edição do Festival Interparoquial da Canção e que, no tempo, tem vindo a perder elementos.

GPS assegura eucaristia

“O nosso grupo antes da pandemia tinha mais de 30 elementos, mas hoje somos uns 10 e a tendência é para reduzir. O que sentimos é que a vertente religiosa é cada vez menos atrativa junto dos mais novos”, observou a jovem enfermeira, de 24 anos.

O GPS assegura duas vezes por mês a eucaristia de domingo em Gandra, mantendo encontros tão regulares quanto possíveis. Apesar das dificuldades, o grupo de jovens de Gandra logrou inscrever o seu nome como o primeiro vencedor do Festival Interparoquial da Canção, com uma letra que rezava assim:

“Os jovens aqui estão

À espera do senhor

O Santo Padre a chegar

A Lisboa, a Portugal.

Aqueles que te preparam

O amor da tua cruz

Uniram suas mãos,

E correram para a luz.

(refrão)

Somos a bandeira do mundo

No nosso coração carregamos

Carinho e união

De todas as cores de Ti. (…)”.