Novas eleições em Cristelo agendadas para 17 de outubro

Publicado em Publicado por: O Paredense

Depois do empate registado nas últimas eleições autárquicas de 26 de setembro, entre as candidaturas do PSD/CDS-PP e do PS em Cristelo, a população da freguesia vai mesmo ter de voltar às urnas para eleger os órgãos autárquicos.

O ato eleitoral foi agendado para o próximo domingo, dia 17 de outubro.

As candidaturas do PSD/CDS-PP e do PS conseguiram 43,8% da votação nas últimas autárquicas, o que representa 553 votos. O caso seguiu para o Tribunal de Paredes, que confirmou o empate, e a decisão final acabou por recair sobre o Tribunal Constitucional, que acabou por agendar novas eleições.

A decisão foi confirmada pela junta de freguesia de Cristelo numa mensagem partilhada nas redes sociais onde diz que “durante a desenvoltura do processo o Partido Socialista ainda apresentou recurso, mas sem sucesso”.

“Este empate é a prova de que, um voto, pode literalmente fazer a diferença. Por isso, mais uma vez, apelamos a que independentemente da cor partidária, dirijam-se às urnas para exercerem o direito de voto”, acrescenta a junta.

As eleições decorrerão na Escola Básica e Secundária de Cristelo, entre as 8h00 e as 20h00.

Nas autárquicas de 26 de setembro a coligação “Primeiro as Pessoas” do PSD/CDS-PP, liderada pelo atual presidente de junta, Carlos Franclim, obteve 48,34% (553 votos) o mesmo número de votos que a candidatura do PS, liderada por José Rodrigues.

A CDU obteve 1,57% (18 votos). Registaram-se ainda 1,14% (13 votos) votos em branco e 0,61% (7 votos) votos nulos. A abstenção foi de 28,46%.