• Janeiro 27, 2023

Filomena Silva compartilhou retalhos da sua ‘manta’

Filomena Silva compartilhou retalhos da sua ‘manta’

Nova obra “Das Raízes ao Céu” será lançada daqui a uns meses.

Uma das salas da Biblioteca Municipal de Paredes encheu, no sábado, dia 14 de janeiro, para a apresentação do livro de Filomena Silva, “Retalhos da Manta da Vida.”

Saliente-se que, a autora, Maria Filomena Rodrigues Silva, natural de Paredes, concluiu o Magistério Primário, em 1976, e a Licenciatura em Gestão e Administração Escolar, em 1999, tendo lecionado durante 24 anos na sua terra natal. Apesar de atualmente estar aposentada, foi na escrita que encontrou a sua válvula de escape e, em 2010, lançou a primeira obra, intitulada “Vidas”, em coautoria.

Após anos de interregno, devido a um problema neuromuscular raro, entre outras coisas, Filomena sentiu que estava na hora de avançar. Também um pouco ’empurrada’ por pessoas que conheciam e lhe pediam a sua escrita, soltou o que tinha “guardado na gaveta” e encontrou “uma nova ocupação e uma nova forma de dizer ‘estou viva’.” “Ainda bem que o fiz”, partilhou. “Este livro criou em mim a necessidade diária de escrever, como o ar que respiro. A escrita sou eu e a minha essência”, considerou, ainda, Filomena.

Na obra “Retalhos da Manta da Vida”, a autora desafia o leitor “a pensar na sua manta de retalhos.” Sendo que, neste livro, “os retalhos levam-nos para paragens incertas, em que cada um do leitor pode perfeitamente descobrir as luzes e sombras que nele habitam”, sustentou. “É um livro, uma coletânea de textos que norteiam não só a minha vida, mas a de qualquer pessoa. É lógico que é possível que tenha lá alguma dose de dor e sofrimento, que em alguns momentos possa ter sentido e sem a querer transmitir ela possa lá ter estado”, acrescentou.

A notícia completa na edição de 26 de janeiro de 2023