Fernando Valente: “Estou feliz com o reconhecimento e o impacto das minhas ideias nos jogadores”

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: DR.

Fernando Valente está na Ucrânia desde julho de 2019 a treinar a equipa de Sub-21 do Shakhtar Donetsk. Em entrevista ao jornal O PAREDENSE, o treinador de Paredes mostra-se feliz com a experiência fantástica que está a viver e fala sobre o reconhecimento do seu trabalho na prepararão de jovens jogadores para competir na equipa principal e na 1.ª Liga da Ucrânia.

Esta é a segunda experiência do treinador fora do país, depois de em 2017 ter passado uma temporada na China.

– Está na Ucrânia desde Julho de 2019. Como tem sido esta experiência no clube e no país?

Maisuma experiência fantástica na minha vida  e um grande desafio para mim como treinador que procura deixar marca por onde passa, desenvolvendo uma visão diferente do jogo e de tudo o que deve promover o futebol como fenómeno desportivo de grande impacto.

O Shakhtar é, a par do Dynamo de Kiev,  um grande  clube na Ucrânia e campeão nos últimos 5 anos, promovido pela visão de um presidente que faz do estilo de jogo a sua bandeira. Quer dizer que jogamos para ser campeões, mas desenvolvendo um estilo de jogo apoiado e controlado pela posse da bola e estéticamente bem jogado.

Fui muito bem recebido, com boas condições de trabalho, uma estrutura sempre disponível para ajudar e com jogadores de muita qualidade.

Devido a um conflito armado em Donetsk, neste momento o clube está sediado em Kiev a capital, uma cidade fantástica para se viver e que tem uma diversidade enorme de ofertas de qualidade onde o custo de vida é bastante acessível .

A entrevista completa na edição de 18 de fevereiro de 2021.