- Julho 13, 2023
Fábricas já estão a produzir mobiliário para a JMJ 2023
O Bispo Auxiliar de Lisboa esteve no concelho para visitar as empresas responsáveis pelas peças.
- Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) e Bispo Auxiliar de Lisboa [que foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco no último domingo], esteve em Paredes, no dia 4 de julho, a convite do presidente da câmara municipal, Alexandre Almeida, para uma visita às empresas que estão a produzir mobiliário para o maior encontro internacional dedicado à juventude presidido pelo Papa Francisco, que irá decorrer de 1 a 6 de agosto.
De referir que, entre o mobiliário litúrgico, para os eventos centrais que vão decorrer no altar do Campo da Graça (Parque Tejo), e as peças de referência especial, presentes no Palácio de Belém e no Centro Cultural de Belém, tudo será produzido pelas empresas Laskasas e Fenabel, sediadas em Rebordosa.
“A JMJ é, obrigatoriamente, uma marca daquilo que Portugal faz bem. Quando começamos a projetar a JMJ, no que diz respeito ao mobiliário, o nosso coração palpitou para o mobiliário de excelência e de referência que se faz nesta zona do país e de um modo especial aquilo que significa a Rota dos Móveis, em Paredes”, começou por esclarecer D. Américo Aguiar.
Assim sendo, “viemos visitar e, mais do que isso, agradecer a disponibilidade e o carinho com que acolheram este desafio, que acredito ser bom para todas as partes”, afiançou, lembrando que será bom para a marca Rota dos Móveis, que mundialmente vai ser referência quando as peças forem mostradas, alcançando, desta forma, “muita visibilidade”.
Já o presidente da autarquia paredense, Alexandre Almeida, explicou: “A partir do primeiro momento que tivemos o contacto da organização das JMJ, em que queriam, realmente, que fosse o concelho de Paredes a produzir o mobiliário, não só para o altar, como para a receção em Belém, dissemos logo que sim”.
O edil municipal tem, portanto, a “convicção de que esta será mais uma forma de promover o concelho de Paredes, que, efetivamente, tem a sua grande mais-valia na indústria do mobiliário”.
Nesse sentido, revelou, espera que “o bom encaminhamento que as empresas do mobiliário têm tido na economia continue, e que tenham aqui um reforço adicional com esta participação na Jornada Mundial da Juventude”.
O vice-presidente do município, Elias Barros, considera que estas peças vão “dignificar a indústria do mobiliário e o concelho, que é uma referência a nível nacional”, frisando ser algo que “demonstra a capacidade para produzir bem e muito, assim como a qualidade das nossas empresas”.
Recorde-se que D. Américo Aguiar já havia sido recebido no município de Paredes, pelo presidente Alexandre Almeida, acompanhado do vice-presidente, Elias Barros. O encontro decorreu no dia 12 de junho e assinalou o início da parceria para a produção do mobiliário em causa.