- Novembro 1, 2024
Aveirense ganha Prémio Literário António Mendes Moreira
Concurso atraiu concorrentes de diversas regiões de Portugal e também de países como Brasil, Itália e Estados Unidos. Prémio destina-se a distinguir textos inéditos.
“Efeitos Secundários” ganhou o 1.º prémio literário António Mendes Moreira. A edição deste ano teve como tema “25 de Abril” e contou com um júri composto por Isabel Alves Pereira, Nassalete Miranda e Vieira Duque.
A vereadora da Cultura da Câmara de Paredes anunciou os vencedores do prémio n´O evento “Noites Negras que a 31 de outubro, decorreu na Biblioteca Municipal de Paredes.
O 2.º Prémio foi para “As Cinzas da Liberdade” do Padre Marcos Araújo de Sérgio Simão Raimundo (Sintra). “A Velha Louca” de Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim Nunes (Quinta do Anjo, Palmela) foi premiado com o 3.º Prémio.
Destaque ainda para as Menções Honrosas atribuídas a “Abril está na Rua” de Luís Manuel Felíci o Lourenço (Moscavide) e a “ Despertar na Revolução” de Gabriela Rodrigues Frade (Corroios).
Com 178 textos submetidos por 170 participantes, o concurso atraiu concorrentes de diversas regiões de Portugal e também de países como Brasil, Itália e Estados Unidos, “ampliando o seu alcance e visibilidade”, destaca fonte municipal.
O Prémio Literário “António Mendes Moreira” é promovido pela Câmara Municipal de Paredes pretendendo contribuir e estimular a produção e divulgação literária junto da população em geral.
O Prémio Literário “António Mendes Moreira” distingue textos inéditos, a editar pelo Município de Paredes, na revista Orpheu Cultural do Ano seguinte e consiste na atribuição dos seguintes prémios:
1º prémio: o valor pecuniário de 500 euros
2º prémio: 250 euros
3º prémio: 100 euros
Após a entrega dos prémios, foi apresentado o livro História do Teatro de Revista de Paredes, de Luiz Oliveira, contribuindo para a oferta cultural da noite. Além disso, o evento “Noites Negras” incluiu atividades para todas as idades, como o Workshop de Aventura Sustentável com foco nos 5 R’s, promovido pela HUMB, e uma “divertida caça às doçuras e travessuras” no jardim da biblioteca, “proporcionando às crianças uma celebração de Halloween lúdica e educativa”.