• Novembro 23, 2023

Escritaria realizada em Cabo Verde até ao dia 25

Escritaria realizada em Cabo Verde até ao dia 25

Germano de Almeida é o homenageado.

A Escritaria está a ser celebrada em Cabo Verde, na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, que está “contaminada” com a homenagem à vida e obra do seu conterrâneo, Germano de Almeida, homenageado em 2021, em Penafiel, informa autarquia.

A iniciativa, que decorre até 25 de novembro, foi organizada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCICCV) e conta com a presença do Presidente da CMP, Antonino de Sousa, e da Vereadora da Cultura, Daniela Oliveira, a convite do Ministério.

A comitiva penafidelense, aquando da chegada, foi, desde logo, recebida pelo Ministro da CICCV, Abrãao Vicente, que desde 2021 aquando da Escritaria em Portugal, abraçou desde logo a ideia de a realizar em Cabo Verde

A programação é vasta e foi concentrada, essencialmente, nos dias 21 e 22, no Centro Cultural de Mindelo.

De destacar a sessão de abertura oficial do evento, que integrou vários momentos, entre eles, a “Conversa em torno da Escritaria”, a “Abertura oficial da Feira do Livro – Especial Germano Almeida” e o lançamento do livro “Infortúnios de um Governador nos Trópicos”.

Já esta quarta-feira, dia 22, o ponto alto foi a inauguração da silhueta do autor, instalada junto à idílica Praia da Laginha, em frente ao mar.

De recordar que a Escritaria, que vai já na sua 16.ª edição, é o “único” festival literário, em Portugal, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa.

O evento realiza-se sempre em meados de outubro, em Penafiel. Nesses dias, a cidade é mergulhada na vida e obra do autor homenageado. Há alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro, música, apresentação de livros e muito mais.

Refira-se que Germano Almeida, prémio Camões 2018 e “um dos mais proeminentes escritores em língua portuguesa”, foi o homenageado da 14.ª edição deste festival literário.