Escolas premiadas no concurso Tradições Populares da Rota do Românico

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Rota do Românico entregou os prémios do concurso Tradições Populares, que recebeu um total de 44 trabalhos, nas categorias de ilustração, criação literária e fotografia.

Na ilustração, a Escola Básica de Rio de Moinhos, de Penafiel, foi a grande vencedora, seguida da Escola Básica de Eiró, de Marco de Canaveses, e da Escola Básica de Canelas, de Penafiel.

Na categoria de Criação literária, o primeiro prémio coube ao Externato Senhora do Carmo, de Lousada, seguindo-se a Escola Básica e Secundária de Airães, de Felgueiras, e a Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste. Por último, na categoria Fotografia, o Colégio de São Gonçalo, de Amarante, arrecadou os prémios principais.

“O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, do território abrangido pela Rota do Românico, a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial”, explica a nota de imprensa.

O júri, constituído pela ilustradora Fedra Santos, pelo produtor audiovisual Pedro Fonseca e pelo técnico da Rota do Românico Joaquim Costa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.