Escolas de Lordelo e Rebordosa requalificadas

Publicado em Publicado por: O Paredense
Inauguração das obras da EBS Lordelo. FOTO: CM Paredes.

A partir da próxima semana, os alunos das escolas básica e secundária de Lordelo e de Rebordosa vão poder usufruir de instalações “totalmente requalificadas”. As obras de requalificação nas duas escolas já ficaram concluídas eimplicaram um investimento total de 3 milhões de euros (1,5 milhões cada), comparticipados por fundos comunitários.

O presidente da câmara de Paredes inaugurou ontem a requalificação da EBS de Lordelo. Na cerimónia estiveram também presentes os vereadores da autarquia, o presidente da Junta de Lordelo, Nuno Serra, a diretora do Agrupamento de Escolas de Lordelo, Beatriz Castro, e o Delegado Regional de Educação do Norte, Sérgio Afonso. Hoje é a vez da EBS de Rebordosa.

“Estas EBS eram aquelas que estavam a precisar de mais obras. Estavam completamente degradadas e com esta remodelação ficaram como novas”, frisou Alexandre Almeida ao Paredense, sublinhando que o investimento permitiu “pôr fim a um conjunto de problemas há muito identificados” e “melhorar o conforto e a segurança dos alunos”.

Segundo o autarca, as obras de remodelação envolveram substituição de coberturas, revestimentos exteriores, renovação de caixilharia, instalações elétricas e casas de banho. Foram também ampliadas as cozinhas, remodelados os bares e reorganizados os polivalentes nas duas escolas, entre outras melhorias. Os pavilhões gimnodesportivos também foram intervencionados, assim como as bibliotecas.

A requalificação envolveu ainda a substituição das coberturas de fibrocimento e a remoção dos painéis de amianto. Na EBS de Rebordosa foi acrescentado um novo piso num dos pavilhões para aumentar o número de salas de aulas.