- Março 19, 2026
Escola de Paredes promove arruada artística pela chegada da primavera
A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Daniel Faria, em Paredes, vai realizar, no dia 20 de março, a arruada “Em Contramedo, porque amanhã é primavera”, numa iniciativa que pretende envolver escola e comunidade através da arte e da participação cívica.
Com início marcado para as 10h00, a ação integra o programa “ARTES À SALA” e está inserida na Bienal de Cultura e Educação #2, subordinada ao tema “E em vez do medo?”.
Promovida no âmbito do Plano Nacional das Artes e do Plano Cultural de Escola, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes e da Junta de Freguesia de Baltar, reunindo alunos de todos os ciclos de ensino, professores, assistentes e parceiros culturais.
Ao longo do percurso, estão previstas várias expressões artísticas, como cartazes com mensagens positivas, performances, poesia e outras intervenções criativas. A arruada contará ainda com a participação do projeto artístico “Cabeças no Ar e Pés na Terra” e do Palhaço Pintarolas, que prometem momentos de interação e humor.
A iniciativa pretende afirmar-se como um espaço de encontro e reflexão entre escola e comunidade, promovendo valores de participação, criatividade e cidadania, num ambiente simbólico que assinala a chegada da primavera.
