- Novembro 4, 2022
Escola Básica e Secundária de Paredes recebeu kits de bicicletas no âmbito do projeto “Desporto Escolar sobre rodas”

Foram entregues ontem, na Escola Básica e Secundária de Paredes, os kits de bicicletas do projeto “Desporto Escolar sobre Rodas”, que será desenvolvido durante este ano letivo junto dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico com o objetivo de incrementar a atividade física em contexto escolar.
A cerimónia, marcada pela entrega simbólica de cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes adaptáveis às diferentes idades, foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.
O projeto é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção-Geral da Educação, no contexto do Programa de Recuperação e Resiliência, e conta com um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros que vai permitir atribuir cerca de 20 bicicletas e capacetes a cada escola.
A meta é que, até ao final de 2024, sejam entregues cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes, distribuídos por 863 estabelecimentos de ensino básico do país, como explicou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, citado na nota de imprensa da autarquia.
“Este projeto, que é uma parceria entre as áreas do desporto e da educação, representa um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros. O objetivo é contribuir para que o nosso país passe a integrar em 2030 o lote dos primeiros 15 países da Europa com melhores índices de atividade física”.
Citado na mesma nota, o presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, sublinhou que “Paredes é cada vez mais sinónimo de desporto”. “O Município tem-se aliado a todas as iniciativas que visem o desporto escolar. Tendo em conta que Paredes é um dos concelhos mais jovens do país, entendemos que fomentar o desporto é um grande contributo que podemos dar para que os jovens tenham uma vida cada vez mais saudável e ativa”, acrescentou.
Já o Diretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, Carlos Cavadas, afirmou que “é missão do Desporto Escolar e do Agrupamento possibilitar aos alunos o acesso à prática desportiva, contribuindo para a promoção do sucesso escolar, dos estilos de vida saudáveis, dos valores e princípios associados a uma cidadania ativa. Desta forma fomos pioneiros e abraçamos, em 2019, este projeto piloto”.
O município Paredes é uma entidade parceira na dinamização do projeto SUAVA através do seu projeto Biciclar 3.9, que pretende estimular a prática de andar de bicicleta desde os três anos de idade, através da parceria com os clubes.
A iniciativa decorre atualmente nos Agrupamentos de Escolas da Sobreira e de Paredes, para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, com aulas de ensino do andar de bicicleta.
O objetivo, segundo a autarquia, é que “as crianças desenvolvam as capacidades de equilíbrio e destreza para consequentemente aprendam a andar de bicicleta”.