- Junho 7, 2024
Equipamento social ‘nasce’ no centro da freguesia de Vilela
Primeira fase do projeto vai servir 70 utentes
Equipamento social ‘nasce’ no centro da freguesia
Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Associação para o Desenvolvimento de Vilela deverá estar pronto a funcionar nos primeiros meses de 2025, num projeto global a rondar um milhão de euros.
Uma comitiva liderada pelo autarca paredense Alexandre Almeida visitou as obras de construção deste equipamento social da Associação para o Desenvolvimento de Vilela.
O seu presidente, José Barros, explicou ao O PAREDENSE que esta construção resulta de um levantamento feito no terreno com uma técnica ao longo de um ano e do qual se verificou haver “muita procura” quer para o centro de dia, quer para o apoio domiciliário, nesta altura feito com recurso a serviço externo da freguesia.
“Estamos a falar de um projeto global que ronda um milhão de euros, sendo 60 por cento dessa verba financiada ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e os restantes 40 por cento suportado por capitais próprios”, disse José Costa.
A obra tem de estar concluída no prazo de 18 meses, devendo estar pronta nos primeiros meses de 2025, e irá dar, ainda, apoio a freguesias vizinhas, como Duas Igrejas e Cristelo, igualmente carenciadas na ocupação diária da sua população mais velha.
“Já está a ser feito um estudo para a segunda fase do projeto, que incluirá, como sempre foi o nosso desejo, uma creche e um lar residencial”, acrescentou José Barros.
O equipamento social, que conta ainda com o apoio financeiro da autarquia, vai ficar sediado no centro da freguesia de Vilela, junto ao pavilhão municipal e parque de lazer, e destina-se a acolher 40 utentes em Centro de Dia e 30 utentes em Serviço de Apoio Domiciliário.