• Janeiro 29, 2026

Dois militares da GNR de Lordelo arguidos em inquérito do MP

Dois militares da GNR de Lordelo arguidos em inquérito do MP

Dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), colocados no posto territorial de Lordelo, no concelho de Paredes, foram constituídos arguidos no âmbito de um inquérito do Ministério Público (MP), confirmou o Comando Territorial do Porto.

Em resposta à agência Lusa, a GNR adiantou ter “conhecimento da existência de um inquérito a correr termos no DIAP do Porto”, no qual os dois elementos da força de segurança assumem o estatuto de arguidos. A investigação é tutelada pelo Ministério Público.

A Guarda não revelou os crimes em causa, referindo apenas que decorre, em paralelo, “um procedimento de natureza disciplinar” interno. Segundo avançou o Jornal de Notícias, o inquérito poderá estar relacionado com um alegado desvio de dinheiro, no valor de algumas centenas de euros.

Questionada sobre a situação funcional dos militares, a GNR não esclareceu se estes continuam ao serviço nem quais as funções que desempenham atualmente. Ainda assim, garantiu que o funcionamento do posto territorial de Lordelo não está comprometido.

De acordo com a mesma fonte, as escalas de serviço daquele posto foram ajustadas no início do ano, no âmbito da gestão do efetivo disponível. A GNR acrescentou que, apesar de existirem “ausências temporárias de alguns militares”, nomeadamente por motivos de saúde ou apoio à família, o policiamento à população continua assegurado através da reorganização dos meios na região