Divulgado formato da Divisão de Elite da AF Porto

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Associação de Futebol do Porto (AFP) divulgou esta quinta-feira o formato do novo modelo competitivo para a edição de 2021/2022 da Divisão de Elite.

A prova tem início marcado para 5 de setembro e final previsto para 1 de maio de 2022 e contará com 40 equipas.

A principal alteração é passar de duas para quatro séries de 10 equipas. A divisão das séries deverá seguir o critério da zona geográfica. Serão formados dois grupos por zona geográfica, dos quais vão resultar duas séries em cada, determinadas em sorteio.

Os dois primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para a 2.ª fase da prova, que vai determinar o campeão e as equipas que sobem aos nacionais. A 2.ª fase será jogada a duas voltas, todos contra todos.

Os clubes que se classificarem nos terceiros ou seguintes lugares irão disputar a fase de manutenção/descida. Serão criados quatro grupos de oito equipas e as duas piores de cada série serão despromovidas.

A 1.ª Fase da Divisão de Elite será jogada entre 5 de setembro e 9 de janeiro. A 23 de janeiro arrancam as fases de apuramento de campeão e de descida.

Infografia AF Porto.

Divisão Honra

Inicio da competição a 12 de setembro. Mantém-se o formato habitual, com 32 equipas divididas em duas séries de 16 equipas cada. Os dois primeiros classificados de cada série ficam apurados para a fase de campeão, que será disputada a duas voltas.

1.ª Divisão

Competição arranca a 19 de setembro. Composta por 32 equipas divididas em duas séries de 16 equipas cada. Os dois primeiros classificados de cada série vão depois disputar, a duas voltas, o título e a subida de divisão.

2.ª Divisão 

Ainda não é conhecido o número de equipas que vão competir. Dependente do número de equipas que se inscreverem na prova, as séries serão constituídas por 12/ 14 ou 16 equipas por série, apurando-se 4 ou 6 equipas para a fase subida, disputada a duas voltas.