• Julho 3, 2025

Diogo Jota e irmão, André Silva, jogador do FC Penafiel, morrem carbonizados num acidente de viação

Diogo Jota e irmão, André Silva, jogador do FC Penafiel, morrem carbonizados num acidente de viação

O futebolista português Diogo Jota, que na última temporada jogou como avançado no Liverpool F.C., faleceu aos 29 anos juntamente com o seu irmão André Felipe, de 25, (também futebolista no FC Penafiel), num acidente de viação ocorrido em Zamora, quando o Lamborghini em que seguiam se despistou e incendiou.

André Silva, irmão de Diogo Jota, jogava no FC Penafiel
André Silva, irmão de Diogo Jota, jogava no FC Penafiel

O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira, pelas 00h30, ao quilómetro 65 da autoestrada A-52, na zona de Cernadilla (Puebla de Sanabria).

De acordo com os primeiros dados fornecidos pelas autoridades, os dois ocupantes seguiam em direção a Madrid quando o veículo saiu da via pela berma esquerda, antes de chegar a Benavente, e começou a arder. Ambos os jovens ficaram carbonizados.
Foi um familiar dos irmãos que alertou para o facto de não terem chegado a Benavente e, posteriormente, confirmou-se através da documentação que se tratava de dois cidadãos portugueses. A central de emergências 112 de Castela e Leão recebeu também várias chamadas a reportar o acidente, referindo que o veículo estava em chamas.

O 112 alertou a Guardia Civil de Tráfico de Zamora, os Bombeiros da Diputación de Zamora e o Centro Coordenador de Urgências (CCU) dos Serviços de Emergência Médica – Sacyl, que enviou uma Unidade Médica de Emergência (UME) e elementos da equipa médica de cuidados primários do centro de saúde de Mombuey.

Os profissionais de saúde apenas puderam confirmar o óbito dos dois ocupantes à chegada ao local.

Diogo Jota (Massarelos, Porto, 4 de dezembro de 1996) iniciou a sua carreira no Gondomar SC, seguiu-se Paços de Ferreira, antes de assinar pelo Atlético de Madrid em 2016. Após duas épocas em Espanha, foi sucessivamente emprestado ao FC Porto da Primeira Liga em 2016 e ao Wolverhampton Wanderers do Championship inglês em 2017. Depois de ajudar os “Wolves” a subir à Premier League, assinou em definitivo pelo clube em 2017 por 14 milhões de euros, realizando 131 jogos e marcando 44 golos. Em 2020, transferiu-se para o Liverpool.

A tragédia do jogador do Liverpool Diogo Jota: casou-se há onze dias e tem três filhos. Aproveitou as férias para o enlace matrimonial
A tragédia do jogador do Liverpool Diogo Jota: casou-se há onze dias e tem três filhos. Aproveitou as férias para o enlace matrimonial

O jogador foi internacional jovem por Portugal nas seleções sub-19, sub-21 e sub-23. Estreou-se pela seleção principal em novembro de 2019, tendo sido convocado para o Mundial 2022 e para os Europeus de 2020 e 2024. Conquistou ainda a Liga das Nações da UEFA em 2019 e em 2025.

Presidente da República. Um “choque partilhado pelos portugueses”

“Este choque é partilhado pelos portugueses”, disse o chefe de Estado, dirigindo-se neste momento de pesar à família, aos amigos e companheiros de profissão. “Não posso deixar de recordar o último abraço que lhe dei, no balneário, no fim da vitória em Munique. Ninguém poderia imaginar que seria o último abraço”, lembrou.

 

“Um dia triste”. Montenegro fala em morte “inesperada e trágica”

“A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica”, lamentou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

 

“Não faz sentido”, lamenta Cristiano Ronaldo. “Ainda agora estávamos juntos na seleção”

Cristiano Ronaldo afirmou que a notícia da morte de Diogo Jota e do irmão “não faz sentido”. “Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado”, lamentou o capitão da equipa das quinas.

“À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”, concluiu Ronaldo numa mensagem divulgada nas redes sociais.

União Sport Club de Paredes “manifesta o seu mais profundo pesar”

“Neste momento de dor, o USCP endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e ao Liverpool FC & FC Penafiel.”