Dezenas de utentes à espera de internamento no Hospital de Penafiel

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Hospital Padre Américo, em Penafiel, tinha na tarde desta segunda-feira 60 utentes nas macas a aguardar vagas em internamento. Nas urgências de Pediatria, também mães e crianças aguardavam consultas sentadas no chão, anunciou o Jornal de Notícias.
A denúncia foi feita através de imagens capturadas por profissionais do Hospital de Penafiel. Fonte da administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), do qual faz parte a unidade de Penafiel, confirmou a falta de camas, mas garantiu desconhecer problemas na unidade pediátrica.

Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do CHTS, em declarações ao JN, confirmou “a sobrelotação de doentes neste momento nas urgências do centro hospitalar”, explicando que a situação “agravou-se no fim de semana”, o que levou à espera de seguirem para enfermaria, “maioritariamente doentes com insuficiências respiratórias.”

Em relação à Urgência Pediátrica, Carlos Alberto Silva, garantiu desconhecer os motivos pelos quais havia crianças e adultos sentados no chão, afiançando que “não há falta de médicos, nem de camas no internamento, havendo lugar para todas as pessoas aguardarem sentadas”.

O presidente do Conselho de Administração avançou ainda que o tempo de espera para consulta naquele serviço foi de duas horas na manhã de segunda-feira, mas que ao final do dia já tinha sido reduzido para metade.