• Julho 28, 2023

“Deus decidiu inquietar-me e fez-me virar a vida toda do avesso”

“Deus decidiu inquietar-me e fez-me virar a vida toda do avesso”

Jovem de Besteiros celebrou a Missa Nova na terra natal, no último domingo.

Pedro Cunha, é um jovem de 28 anos, natural de Besteiros, que desde o dia 9 de julho passou a ser tratado por padre Pedro. Foi ordenado, na Catedral do Porto, e realizou a chamada “Missa Nova”, no último domingo, precisamente na terra que o viu crescer.

Agora, o bispo con­fiou-lhe as paróquias de Abragão, Luzim e Vila Cova, em Pena­fiel, funções que deverá iniciar em setembro próximo.

A primeira pergunta que lhe ­fizemos foi daquelas do bê-á-bá. Como é ouvir tratá-lo por sr. padre? Conseguimos, instantaneamente, obter um sorriso do outro lado do telemóvel. “É engraçado porque nos últimos dias tenho comentado isso com muita gente. O primeiro impacto foi no ­fim da celebração, da ordenação, até ­ fiquei um bocadinho… bem, ainda é muito estranho, pois não estou habituado”, con­fidenciou, destacando fazer parte da curva de habituação. “Neste primeiro momento, ainda é estranho”, acrescentou.

Esteve seis anos como aluno interno no Seminário Maior do Porto e esteve dois anos em estágio pastoral em paróquias. Primeiro esteve na de S. João da Madeira , depois na de Moreira da Maia.

“Já tinha feito uma experiência num outro seminário, ligado aos sacerdotes do coração de Jesus, os Dehonianos, que também têm uma comunidade aqui em Paredes”, revelou, dizendo que ao ­ fim de dois anos chegou-se à conclusão de que a sua vocação passava “pela vida paroquial”. Foi aí que fez a transição para o Seminário do Porto, onde esteve oito anos.

Questionado se a vocação lhe será algo inato ou lhe foi incutido ao longo do tempo, respondeu: “Em parte, acredito que é algo que já está sonhado por Deus, ou seja, todos nós temos uma vocação que Ele sonha para cada um de nós desde o princípio dos tempos”. Ainda assim, destacou, “claro que não tenho consciência disso desde que nasci, pois apenas comecei a pôr em causa a ideia de ser padre, aos 10/11 anos, quando ­ fiz uma primeira experiência de seminário e há uns encontros de ­ fim-de-semana”.

A reportagem completa na edição de 27 de julho de 2023