- Fevereiro 10, 2025
“Descobrir Paredes” em 30 km de Trilhos Pedestres

Com um total de 30,2 km, as novas rotas passam a integrar a rede nacional de percursos pedestres e serão oficialmente apresentadas em março, na abertura da 6.ª edição do projeto “Descobrir Paredes”.
Texto | António Orlando
O Município de Paredes “continua a apostar” na promoção do turismo local com a criação de quatro trilhos pedestres homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).
Os trilhos estão localizados em Baltar, Gondalães, Louredo e Sobrosa, e foram desenvolvidos no âmbito da candidatura do Município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A sua homologação e sinalização garantem percursos seguros e acessíveis a todos os amantes da natureza e caminhadas.
A programação “Descobrir Paredes” vai iniciar no dia 29 de março, com o Trilho de S. Silvestre, em Baltar. Segue-se o Trilho de Louredo da Serra, em Louredo, no dia 26 de abril, o Trilho dos Chocolateiros, em Sobrosa, a 31 de maio, e o Trilho de Gondalães, a 28 de junho. Cada passeio tem visita guiada e é gratuito, mediante inscrição prévia.
Uma Experiência Turística e Cultural
O projeto “Descobrir Paredes” visa proporcionar aos visitantes uma experiência única, revelando pontos de interesse turístico através da paisagem, arquitetura, gastronomia, artes e ofícios, tradições e património. A atividade decorre no último sábado de cada mês, “convidando os participantes a explorar a riqueza natural e cultural do concelho de Paredes”, explica a autarquia.
“Esta é mais uma iniciativa que reforça Paredes como destino de turismo sustentável, promovendo um contacto próximo com a natureza e o património local”, acrescenta a fonte.
Calendário dos Trilhos
- Trilho de S. Silvestre, em Baltar – 29 março
- Trilho de Louredo da Serra, em Louredo – 26 de abril
- Trilho dos Chocolateiros, em Sobrosa – 31 de maio
- Trilho de Gondalães – 28 de junho