• Dezembro 9, 2024

Deputado socialista pede ao governo Linha de Apoio Urgente para as vitimas do desemprego no setor têxtil

Deputado socialista pede ao governo Linha de Apoio Urgente para as vitimas do desemprego no setor têxtil

Deputado José Carlos Barbosa questiona ministro da Economia sobre o Encerramento de fábricas de confeção no Vale de Sousa e pede Linha de Apoio Urgente

O Deputado Socialista José Carlos Barbosa, dirigiu ao Ministro da economia um conjunto de perguntas e preocupações relativas ao impacto do encerramento de várias fábricas de confeção no Vale do Sousa, com especial incidência no município de Lousada.

A indústria têxtil e de vestuário tem sido, ao longo de décadas, um pilar económico fundamental da região, contribuindo significativamente para a criação de emprego e para o desenvolvimento social e económico local. Este setor, alicerçado em know-how transmitido de geração em geração, destaca-se pela inovação, criatividade e capacidade de adaptação às exigências do mercado global, sendo também uma referência da competitividade nacional.

Os recentes encerramentos de fábricas estão a gerar grandes preocupações, não só pelos impactos diretos nas empresas envolvidas, mas também pelas graves repercussões no tecido social e económico da região, colocando em risco o sustento de muitas famílias. Esta situação exige uma intervenção célere e eficaz do Governo para assegurar a sustentabilidade do setor e proteger os postos de trabalho.

José Carlos Barbosa realçou que, apesar de o atual Governo ter dado continuidade à captação de investimento estrangeiro, é essencial não descurar as indústrias tradicionais, como a têxtil e de vestuário, que têm um papel central na criação de emprego e no volume de exportações do país.

O Deputado sublinhou que “ é 𝗶𝗺𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗿𝗮𝗽𝗶𝗱𝗲𝘇 𝗲 𝗱𝗲𝘁𝗲𝗿𝗺𝗶𝗻𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘃𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗼 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮 𝘀𝗼𝗳𝗿𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗶𝗻𝗱𝘂𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗲𝗾𝘂ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗶𝗿𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿𝘀í𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗲𝗰𝗼𝗻𝗼𝗺𝗶𝗮 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗲 𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹.”Por último reafirmou o compromisso do Partido Socialista com a defesa dos trabalhadores, das famílias e do setor têxtil, essencial para a sustentabilidade económica da região e do país.