- Março 13, 2025
Dança faz fusão cultural entre Portugal e Moçambique no Centro Cultural de Paredes

“Bantu” de Victor Hugo Pontes Celebra Dança e a Fusão Cultural entre Portugal e Moçambique no Centro Cultural de Paredes
O Centro Cultural de Paredes (CCP) recebe este sábado, 15 de março, pelas 21h30, o espetáculo “Bantu”, uma criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes. A performance promete ser uma experiência intensa e envolvente, onde a dança assume o papel de linguagem universal para explorar a fusão cultural entre Moçambique e Portugal.
Com mais de 20 anos de carreira, Victor Hugo Pontes descreve “Bantu” como um espetáculo “emocionante e poderoso”, no qual o público é transportado para um universo de movimentos que ultrapassam fronteiras. A proposta artística une tradições de ambos os países numa coreografia vibrante, cheia de significado e simbolismo.
Segundo o coreógrafo, “a palavra ‘Bantu’ acolhe tudo o que queremos ou imaginamos que o espetáculo seja. O que ‘Bantu’ será, contudo, depende dos olhos de quem vê. Este é também um lugar que desejamos ocupar: um lugar diferente para cada um dos corpos que o habita, partilhado nas feridas que rasga, titubeante no trilho que percorre; um lugar exuberante na celebração da comunidade reunida em palco”.
O elenco de “Bantu” é composto por bailarinos portugueses e moçambicanos, que exploram temas como identidade, memória e ancestralidade. A sinopse do espetáculo destaca a sua abordagem visceral e a capacidade de envolver o público numa jornada sensorial única, através da interseção de movimentos, ritmos e emoções.
Os bilhetes para “Bantu” têm um custo de 12€ e estão disponíveis na bilheteira do CCP e na plataforma online BOL. Além disso, o público com mais de 65 anos e menos de 30 anos pode usufruir de um desconto de 20%.
Este espetáculo “é uma oportunidade imperdível para vivenciar uma expressão artística que celebra a diversidade e o encontro de culturas, num cenário onde a dança se torna um meio poderoso de conexão e partilha”, indica a entidade promotora do espetáculo.