Criada Rede de Bibliotecas no concelho para reforçar trabalho conjunto

Publicado em Publicado por: O Paredense
Biblioteca Municipal de Paredes. FOTO: CM Paredes.

A câmara de Paredes vai criar uma Rede de Bibliotecas com o objetivo de reforçar o trabalho colaborativo de 13 bibliotecas referenciadas no concelho.

A minuta do protocolo foi aprovada esta quinta-feira, pela câmara municipal.

A criação da Rede de Bibliotecas de Paredes insere-se no âmbito do estabelecimento de parcerias que promovam dinâmicas conjuntas de organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, nomeadamente livros, e promovam a leitura e o desenvolvimento das literacias.

“Na prática será criado um grupo de trabalho em rede que constituirá um catálogo digital coletivo das Bibliotecas do Concelho que será disponibilizado online de forma gratuita para além de outras iniciativas conjuntas” refere a autarquia.

A Biblioteca Municipal de Paredes será a entidade dinamizadora desta cooperação, assumindo um papel como “infraestrutura cultural de extrema importância para potenciar hábitos de leitura, escrita, conhecimento histórico e cultural do concelho”.

Além da Biblioteca Municipal fazem parte desta rede as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Daniel Faria – Baltar, Agrupamento de Escolas de Cristelo, Agrupamento de Escolas de Lordelo, Agrupamento de Escolas de Paredes, Agrupamento de Escolas de Sobreira, Agrupamento de Escolas de Vilela, Escola Secundária de Paredes, Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), Fundação A Lord, Junta de Freguesia de Recarei e Junta de Freguesia de Rebordosa.