• Março 27, 2020

Covid-19: Câmara de Paredes apresenta plano de apoio à economia local

Covid-19: Câmara de Paredes apresenta plano de apoio à economia local
FOTO: Facebook Câmara Municipal de Paredes
FOTO: Facebook Câmara Municipal de Paredes

A câmara municipal de Paredes apresentou ontem um plano de apoio à economia local com um conjunto de medidas dirigidas às famílias, empresas, associações e IPSS’s do concelho.

Segundo a autarquia, as medidas vão ser adotadas para os próximos três meses e visam atenuar os danos económicos quer para os paredenses individuais, quer para as empresas de Paredes.

“Todas estas medidas serão reavaliados no final do trimestre e poderão ser renovadas, e outras poderão ser entretanto tomadas”, adianta a autarquia, garantindo que o Orçamento Municipal será reforçado em 500 mil euros para fazer face a estas medidas.

 

Famílias podem pedir devolução das tarifas de lixo, água e saneamento

Entre as medidas de apoio às famílias está desde logo a devolução a 100% das tarifas do lixo e da água e saneamento para os agregados que vejam os seus rendimentos reduzidos por força do lay-off ou situações de desemprego. Os pedidos terão de ser feitos em requerimentos próprios a disponibilizar pela autarquia.

As famílias paredenses que residam em habitações sociais vão poder pagar as rendas em prestações sem juros. A medida é dirigida aos agregados que vejam também os seus rendimentos reduzidos por força do lay-off ou desemprego em função da pandemia.

Serão também reforçadas as verbas para o apoio social a medicamentos, cabazes de alimentação e a apoios sociais pontuais, por exemplo no pagamento de energia.

 

Câmara devolve derrama a empresas com faturação até 150 mil euros

As empresas do concelho também vão poder beneficiar de medidas de apoio. Desde logo a devolução a 100% das tarifas de lixo e da água e saneamento nos próximos três meses para os estabelecimentos comerciais e industriais que foram obrigados a encerrar por força da pandemia.

A câmara vai ainda devolver a derrama de 2019 às empresas com volume de faturação até 150 mil euros. Para aceder, as empresas terão de preencher um requerimento próprio que será disponibilizado pela autarquia.

As empresas serão isentadas do pagamento das tarifas de publicidade e de ocupação do solo nos próximos três meses, período em que será também concedida isenção da taxa paga pelos feirantes.

 

Bombeiros, cruz vermelha, associações desportivas e culturais  vão ter subsídios antecipados 

Para o sector social a câmara de Paredes tem também medidas concretas. As Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho vão continuar a receber um apoio financeiro de 750 por mês, apoio esse que a câmara irá alargar aos bombeiros e delegações da cruz vermelha que estão a colaborar na desinfeção dos espaços públicos e no apoio aos idosos sem retaguarda familiar.

“Estas instituições terão também apoio em materiais de desinfeção e proteção individual para o desempenho das suas funções”, garante a autarquia, que vai também ceder materiais de desinfeção às juntas que estão a colaborar na limpeza das freguesias.

O pagamento dos subsídios anuais às corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha será antecipado.

Ainda no apoio às  IPSS, a câmara está disponível para realizar testes de despiste da Covid-19 a todos os utentes e profissionais de uma IPSS do concelho onde foi confirmado um caso positivo de infeção, caso não sejam realizados em tempo útil pela Administração Regional de Saúde .

A autarquia vai também antecipar o pagamento dos subsídios de apoio à formação protocolados com as associações desportivas do concelho e os subsídios entregues às associações culturais. Os alunos de Paredes que possam estar em risco de exclusão por falta de meios informáticos também serão apoiados.

“Se é verdade que estamos a olhar pela nossa economia local, não podemos acima de tudo desmobilizar na luta contra o Covid-19. Também a partir de amanhã, os utentes de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva vão passar a ter um Centro de Testes ao Covid-19, no Espaço da Associação Empresarial de Penafiel, onde se realiza a Agrival em Penafiel”, acrescenta a autarquia, sublinhando que está também a colaborar com a Área Metropolitana do Porto e com a CIM do Tâmega e Sousa para apoiar o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e as Unidades de Saúde.