• Outubro 6, 2023

Construção da rotunda em Cristelo já avançou

Construção da rotunda em Cristelo já avançou

Criação de outra, desta vez em Sobrosa, é prioridade, disse Alexandre Almeida. 

Começou a ser construída no mês de setembro, no cruzamento com semáforos na EN 319, em Cristelo, uma rotunda.

“É uma obra complexa do ponto de vista do trabalho, porque não se pode parar o trânsito”, começou por explicar o presidente da autarquia, Alexandre Almeida, dizendo: “Talvez estejamos a falar do maior ponto de trânsito em Paredes”.

“É terrível circular em horas de ponta, pois basta que alguém queira virar para Vilela que a circulação empanca”, constatou o autarca, sustentando que apesar de “alguns constrangimentos durante a sua construção”, uma vez concluída irá fazer com que o trânsito flua.

“Ainda vamos ter que deitar uma casa abaixo, uma parte do terreno da junta também”, elencou, frisando que “será uma rotunda com dimensão, de forma a permitir que o trânsito flua”, sem os transtornos habituais.

O autarca está convencido de que a construção fica concluída até ao final do ano, início de 2024.

Irá surgir também uma rotunda em Sobrosa, na mesma EN319, que em 2019 originou inclusive um protesto em que centenas de pessoas pediam mais segurança para os peões.

“É outra rotunda que temos que fazer, que não é muito fácil porque ali já não há muitos terrenos disponíveis, mas há uma intervenção que está a ser projetada”, anunciou, defendendo que os semáforos implementados vieram ajudar a reduzir a velocidade.

“Está a ser pensada para ali uma rotunda, que penso que terá de ser feita primeiro do que a rotunda junto ao posto médico de Paredes, por ser mais prioritária”, assegurou, lembrando também de uma que será feita na entrada da autoestrada em Parada.

Alexandre Almeida frisou estar a contar com os fundos do Portugal 2030, sendo que o município conta com cerca de nove milhões de euros para requalificações.

“Podíamos ter um pouco mais, mas estamos a pôr cinco milhões para saneamento, que é um dos nossos compromissos, mas mesmo assim iremos requalificar várias coisas”, concluiu.