Concurso de Artes Plásticas e Literário vai envolver comunidade escolar de Paredes

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: CM Paredes.

O município de Paredes lançou o concurso dos Prémios de Artes Plásticas e Literário “O tempo e a figura de José Guilherme Pacheco”, que pretende envolver a comunidade escolar do concelho nas comemorações do bicentenário do antigo presidente da câmara de Paredes, considerado uma das personalidades mais ilustres do concelho.

Haverá prémios simbólicos a entregar no concurso que terminará numa exposição de rua. “Esta é a forma de envolver e de a incentivar o universo escolar para a descoberta da figura histórica José Guilherme Pacheco e simultaneamente dando impulso à criatividade artística e literária”, sublinha a autarquia em nota de imprensa.

A apresentação de trabalhos decorre de 25 de janeiro a 25 de março e o resultado final das propostas vencedoras será anunciado a 30 de abril.

Segundo a autarquia, o desafio já foi lançado às escolas.

Na mesma nota a autarquia recorda que José Guilherme Pacheco “foi uma das principais figuras históricas de Paredes, dos finais do século XIX, por toda a dedicação e contributo que deu para o progresso do território, enquanto presidente de câmara, consubstanciado na rede viária, construção de edifícios escolares, na implementação do telégrafo, na passagem do comboio, entre outras obras que, manifestamente se enquadram, na chamada “política do fontismo”, cuja matéria faz parte integrante dos programas curriculares do ensino.

Os 200 anos do nascimento de José Guilherme Pacheco serão celebrados a 10 de fevereiro de 2021 com um programa com atividades diversas, que engloba uma conferência temática, exposições e oficinas de arte.

Share This: