• Outubro 20, 2022

Combate ao tráfico de seres humanos exige reforço das “políticas de prevenção” e “a cooperação entre estados-membros”

Combate ao tráfico de seres humanos exige reforço das “políticas de prevenção” e “a cooperação entre estados-membros”
FOTO: CM Paredes.

A secretária de Estado para a Igualdade e Migrações reconheceu esta quarta-feira, em Paredes, que o combate ao tráfico de seres humanos exige reforço das “politicas de prevenção” e a “cooperação entre os estados-membros” da União Europeia.

Isabel Almeida Rodrigues frisou que Portugal é o segundo país da Europa que mais crianças acolheu dos campos de refugiados da Grécia, cerca de 300, devendo até ao final do ano receber mais 200 crianças.

“Sendo um país pequeno, entendemos que não nos podíamos dispensar desse esforço coletivo. A nível europeu é importante que este esforço possa ser distribuído equitativamente entre os estados-membros para que haja capacidade para responder às necessidades de todos”, referiu a governante, à margem de um seminário sobre “Tráfico de Seres Humanos” realizado na Casa da Cultura de Paredes.

Isabel Almeida Rodrigues sublinhou que vivemos atualmente um contexto internacional muito favorável às deslocações forçadas de pessoas em situações de enorme vulnerabilidade, sendo “necessário haver uma grande articulação e colaboração entre as autoridades judiciárias e órgãos de investigação criminal dos diversos países.

A notícia completa na edição de 20 de outubro de 2022.