- Abril 20, 2023
Cláudia Barbosa, marido e filhas estão de regresso
Emigraram há 14 anos para a Bélgica, local onde nasceram as duas filhas do casal.
Há quem vá e não pense em regressar, à semelhança do testemunho que nos foi dado por Elisabete Mota, na última edição, mas o contrário também acontece. Há idas e vindas e Cláudia Barbosa decidiu deixar a Bélgica, o país que escolheu para viver há cerca de 14 anos, mais propriamente, em agosto de 2009.
Tem 37 anos, é natural de Sobrosa, Paredes, e vive com o marido, Daniel, e as duas filhas, Iris e Noa, na cidade de Saint-Gilles, na região da capital, Bruxelas.
“A escolha do país foi fácil”, destacou. “O meu irmão já cá estava, então, como eu e o Daniel sempre tivemos como objetivo trabalhar fora do país, viemos tentar a nossa sorte”, explicou, adiantando que foi o familiar quem lhe preparou tudo antes de ir. “Quando cheguei, o meu irmão já tinha tudo preparado, a casa, o trabalho…”. Por isso, a adaptação ao país aconteceu de forma descomplicada. Além disso, como trabalha num hotel onde o staff é quase todo português, não houve problema com a língua. “Como nós vínhamos à procura de algo novo, levamos tudo como uma aprendizagem”, frisou a paredense.
Mas, o irmão, Filipe, que vive no mesmo prédio, não é o único familiar que Cláudia tem naquele país, já que duas primas também vivem perto de si.
Como já referido, é na hotelaria, mais concretamente, na limpeza de quartos, que labora desde que chegou. “Nos primeiros anos, conciliei com um trabalho num café. Depois, em 2015, ainda tentei trocar para a limpeza em casas particulares, mas não me adaptei e voltei para o hotel onde me encontro”, explicou.
A notícia completa na edição de 20 de abril de 2023