• Agosto 10, 2022

Circulação automóvel no centro de Paredes vai mudar

Circulação automóvel no centro de Paredes vai mudar
Avenida da República tem dois sentidos apenas até à Igreja Matriz.

A câmara de Paredes vai avançar com alterações à rede viária na cidade de Paredes com o objetivo de melhorar a mobilidade e reduzir os níveis de congestionamento na cidade.

Entre as principais alterações estão a colocação de dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida da República, permitindo a viragem à esquerda para a via em frente ao Tribunal e na Praça José Guilherme, e a construção de uma rotunda junto ao centro de saúde de Paredes.

As medidas são propostas num estudo de tráfego, circulação e estacionamento para a cidade de Paredes elaborado pela OPT Optimização e Planeamento de Transportes, SA., a pedido da autarquia.

Ao Paredense, o presidente da câmara garante que as obras vão avançar, mas não adianta datas. “Pretendemos avançar quando as grandes obras que estamos agora a realizar em Paredes terminarem, avançaremos para essas e outras obras, como por exemplo a construção da rotunda junto ao Centro de Saúde de Paredes”, explica.

Vai nascer rotunda junto ao centro de saúde

O estudo de tráfego verificou que “o atual esquema de circulação evidencia alguns constrangimentos, nomeadamente na Avenida da República e na envolvente à Praça José Guilherme”. Outro dos “pontos críticos” da rede é a Estrada Nacional 15, que cruza todo o limite sul da cidade de Paredes e passa pela Segurança Social, Centro de Saúde e a Estação de Comboios.

Depois de analisar vários cenários, envolvendo a contagem de tráfego, a empresa propôs um conjunto de alterações, com diferentes níveis de prioridade.

Para a Fase 1 são propostas “alterações essenciais para a melhoria das condições de circulação da cidade, que podem avançar o mais rapidamente possível e de forma conjunta”, nomeadamente a introdução de dois sentidos na Avenida da República e alterações nos arruamentos perpendiculares; permissão de viragem à esquerda para a via em frente ao tribunal; sentido único descendente na Praça José Guilherme e autocarros a seguir em frente para a Rua 1.º de Dezembro; sentido ascendente em toda a extensão da Rua Dr. José Barbosa Leão e possibilidade de viragem à esquerda da Rua Dr. José Barbosa Leão para a Rua Dr. José Leite de Vasconcelos.

Para uma segunda fase são propostas alterações “com níveis de prioridade e de necessidade diferentes”. As “intervenções de nível máximo” passam por rotundas nas interseções do quartel de bombeiros e Centro de Saúde (…)

A notícia completa na edição de 11 de agosto de 2022.